quarta-feira, 18 de abril de 2018

Só quem não conhece o histórico arbitral pode ter ficado surpreendido com a repartição pontual do Benfica - F. C. Porto

Nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias, todos já se aperceberam que o clube que obtem melhor rendimento desportivo em Portugal é o F. C. Porto. Mas é de longe! É incomparável!


Quem ainda não se apercebeu que, com os pontos ainda em disputa, Artur Soares Dias nunca assinala penaltis ou expulsões desfavoráveis o F. C. Porto?

Estatistica revela que, Artur Soares Dias, já assinalou 5 penaltis desfavoráveis ao Benfica, 5 penaltis desfavoráveis ao Sporting e 8 penaltis desfavoráveis ao Braga nos últimos 10 campeonatos mas:
  • Apenas assinalou 2 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto nos últimos 10 campeonatos, um deles aos 90 minutos de um jogo em que o F. C. Porto vencia por 3-0, ou seja, já sem nenhum risco do clube vir a perder pontos.
  • Apenas expulsou 1 jogador do F. C. Porto nos últimos 10 campeonatos, aos 74 minutos de um jogo que já estava a perder por 2-0 e em que antes do marcador estar tão desnivelado o Artur Soares Dias já tinha perdoado um penalti contra o F. C. Porto, por mão na área do Mangala, viu o corte deliberado com a mão mas preferiu assinalar canto. Afinal o jogo não estava ainda perdido pelo clube do seu coração, logo compensava cometer esse erro arbitral, como compensou para na sua óptica os erros desta semana atendendo aos interesses que estavam em jogo.
Pelo histórico estatitístico das últimas 10 épocas, constatamos que o F. C. Porto conquistou 79% dos pontos possíveis nos 22 jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias, sendo que o Benfica apenas conquistou 65% dos pontos possíveis nos 26 jogos por ele arbitrados. Alguém fica surpreso com estes números se no final do jogo o vencedor for a equipa que normalmente obtem maior rendimento desportivo.

É incompreensível como Artur Soares Dias consegue criar tanta diferença pontual entre 2 clubes (Benfica e F. C. Porto) que no mesmo período analisado de 10 campeonatos, apresentaram sensivelmente o mesmo rendimento médio geral com todos os árbitros, ao conquistarem aproximadamente 80% dos pontos possíveis em 312 jogos.


Atenção que na verdade com todos os árbitros, o clube com melhor rendimento médio nas últimas 10 épocas é o Benfica, que no agregado dos 312 jogos conquistou 747 pontos (80% dos pontos possíveis), seguido de perto pelo F. C. Porto com 743 pontos (79% dos pontos possíveis), em terceiro já bastante afastado encontramos o Sporting com 633 pontos (68% dos pontos possíveis).

Lembras-te de de quantas decisões arbitrais relevantes tomadas pelo Artur Soares Dias a penalisar o F. C. Porto nas últimas 10 épocas, decisões que podem fazer com que o clube não ganhe pontos? Pois, é meu amigo, tens dificuldades em encontrar esses jogos e olhe que já vistes muitas das suas arbitragens.

Ainda há que se admire que o Benfica não tenha conseguido vencer este clássico!
Pois é meu amigo, só para falar dos jogos recentes que ocorreram esta época 2017/18, Artur Soares Dias não assinalou nenhum dos lances em Chaves, não assinalou o derrube do Doumbia no Dragão mesmo depois de o VAR lhe ter alertado para o penalti persistiu em nada assinalar, não viu o derrube do Zivcovic, os olhos do Artur Soares Dias defenitivamente são azuis, não dá para desfarçar.


Por isso, ninguém se surpreende com o facto de Sérgio Oliveira não ter sido expulso aos 68 minutos com 0-0 no marcador, nem pelo penalti sobre o Zivcovic não ter sido assinalado aos 91 minutos.


Aqui pode ver as imagens e uma análise detalhada dos erros arbitrais desta partida.



Esta grande dificuldade do Artur Soares Dias, em fazer cumprir as leis do jogo quando se trata de penaltis e expulsões desfavoráveis ao F. C. Porto, ao longo dos 10 anos, permitiu ao clube conquistar 79% dos pontos possíveis mesmo tendo defrontado em 12 dos 22 jogos os rivais diretos (Benfica, Sporting e Braga). Já todos sabemos que o F. C. Porto tendo que jogar 2 vezes com cada um dos 17 adversários que tem normalmente na Liga Nós, conquistou em média 79% dos pontos nas últimas 10 épocas, daí que ninguém acredite, que em condições de normalidade arbitral, fosse possível ao F. C. Porto manter o mesmo rendimento médio (conquistar 79% dos pontos disputados) num hipotético campeonato de 22 jornadas, em que teria de enfrentar por 12 vezes os rivais diretos na luta pelo título (5 vezes o Benfica, 5 vezes o Sporting e 2 vezes o Braga), jogos contra o Benfica ou o Sporting seguramente não representam a dificuldade média da nossa Liga. Mas foi possível com Artur Soares Dias, ao F. C. Porto conquistar 79% dos pontos possíveis nesses 22 jogos, logo só podemos concluir que o F. C. Clube, é superpoderoso quando arbitrado pelo Artur Soares Dias.


Moral desta história: Artur Soares Dias tem o dom de transformar o Benfica, o Sporting e o Braga, num adversário para o F. C. Porto do mesmo nível de dificuldade do que é o Moreirense, Feirense, Estoril, Tondela, Portimonense, P. Ferreira, Belenenses, Setúbal, Académica, Nacional ou Rio Ave, que são a maioria dos clubes com que se joga no campeonato nacional (em que as equipas como o F. C. Porto ou Benfica conquistaram aproximadamente 80% dos pontos, nos últimos 10 anos).  Com um arbitro normal a probabilidade do F. C. Porto vencer um clube modesto como o Rio Ave é muito semelhante a probabilidade de num jogo arbitrado pelo Artur Soares Dias, o F. C. Porto vencer o Benfica ou o Sporting! É disso que estamos a falar!

O grande problema para o Benfica é que apesar de existir uma tendência arbitral evidente, o Artur Soares Dias tem sido recorrentemente nomeado para os confrontos diretos entre o Benfica e o F. C. Porto. Atualmente, o clássico tem sido sistematicamente arbitrado pelo Artur Soares ou Jorge Sousa, ou seja pelos 2 árbitros da A. F. Porto que garantem a maior diferença pontual favorável ao F. C. Porto em relação ao Benfica, tal como anteriormente acontecia com Pedro Proença e Olegário Benquerença. O Blog Guachos Vermelhos nestas linhas que transcrevo de seguida descreve o cenário arbitral vigente em Portugal de uma forma brilhante, como só ele consegue:  "A verdade é que o clube da fruta tem sempre o arbitro que quer ter e o Benfica tem sempre o árbitro que não se importa de ter. E enquanto que o Benfica não perceber que se não puder ter o árbitro que gostaria de ter e não fizer tudo para que o foculporto deixe de ter o árbitro que sempre consegue ter, vamos continuar a ter o árbitro que o foculporto quer ter e o que o Benfica não se importa de ter. Com os prejuízos sempre a crescer! Nove dos últimos dez confrontos entre o Benfica e o foculporto foram dirigidos por árbitros da A. F. Porto."




Para se ter uma ideia, este é o quadro geral do rendimento médio do Benfica contra cada um dos seus mais frequentes adversários na Liga nacional nos últimos 10 campeonatos.


Realmente não lembra a ninguém nomear 9 em 10 vezes árbitros da A. F. Porto para um jogo entre uma equipa do Porto e a sua rival de Lisboa, tal como tem sido sistematicamente tendencioso o critério do C.A. para os clássicos dos últimos 10 campeonatos, pois tem sido recorrente a nomeação de árbitros com os quais é evidente que, existe uma enorme diferença entre o rendimento médio do F. C. Porto e do Benfica. Vejamos então as curiosidades estatitisticas com os arbitros que tem sido nomeados:
  • O arbitro que mais diminuiu o rendimento desportivo do Benfica de entre todos os que arbitraram jogos do Benfica nas últimas 10 épocas, foi o Olegário BenquerençaDe forma incompreensível, o Conselho de Arbitragem também não resistiu a nomeá-lo para dirigir 1 clássico entre o F. C. Porto e o Benfica para o campeonato. Felizmente para a competição, o Conselho de Arbitragem da altura, precisou de poucos jogos para detetar que esse arbitro não reunia condições de imparcialidade para dirigir jogos do Benfica e começou a evitar a sua nomeação para jogos do Benfica, daí só ter feito 6 jogos do clube neste período de 10 anos analisados, jogos esses em que o Benfica apenas conquistou 28% dos pontos possíveis. Ou seja, nos jogos arbitrados pelo Olegário Benquerença, o Benfica defrontando por esta ordem o Sporting, Leixões, F. C. Porto, Belenenses, Guimarães e Rio Ave não foi capaz de conquistar em média, sequer 1 ponto por jogo), Está visto que, estamos a falar de arbitro que  prejudicou deliberadamente o rendimento desportivo do Benfica, curiosamente ao mesmo tempo que potenciou o rendimento pontual médio do F. C. Porto ao ponto de ter permitido ao clube conquistar em média 93% dos pontos possíveis nos 9 jogos que arbitrou (por ser arbitro internacional, estes 9 jogos foram obviamente os confrontos mais difíceis do F. C. Porto na Liga, incluem por exemplo 1 jogo contra o Benfica, 1 contra o Sporting, 2 contra o Braga e 2 contra o Guimarães, mas mesmo perante estes adversários, o F. C. Porto excetuando um empate em Alvalade, venceu todas as partidas).
  • De todos os árbitros que arbitraram o Benfica nas últimas 10 épocas, o Pedro Proença é o 2º pior arbitro para o rendimento desportivo do Benfica, o clube só conseguiu obter 44% dos pontos disputados nos 13 jogos seus que Pedro Proença arbitrou. De forma incompreensível, o Conselho de Arbitragem também não resistiu a nomeá-lo para dirigir 4 clássicos entre o F. C. Porto e o Benfica para o campeonato. No mesmo período em análise, nos 16 jogos do F. C. Porto que o Pedro Proença arbitrou, o F. C. Porto obteve um rendimento médio muito superior ao do Benfica, também beneficiando do facto de ter conseguido acrescentar nesses jogos, 9 pontos diretamente com um último golo marcado de penalti ou após uma expulsão de um adversário. Nos 16 jogos do campeonato arbitrados pelo Pedro Proença, o F. C. Porto usufruiu de 6 penaltis e 7 expulsões favoráveis e nunca sofreu nenhum penalti desfavorável, sendo que as 2 expulsões desfavoráveis que assinalou foram ambas assinaladas aos 89 minutos, sem nenhuma possibilidade ao rival de usufruir da inferioridade numérica do F. C. Porto até porque num dos casos esse rival até já estava a jogar só com 9 jogadores).
  • Quando esses 2 árbitros castradores para o rendimento do Benfica se reformaram, o Conselho de Arbitragem não fez nada mais nada menos, do que procurar um novo arbitro que também garanta uma grande diferença no rendimento pontual entre o F. C. Porto e o Benfica. Porque será? Jorge Sousa passou a ser o arbitro preferencialmente escolhido para essa tarefa de ir apitando os clássicos, já leva 4 Benfica - F. C. Porto para o campeonato no currículo, mas com a sucessão de erros sempre em favor do F. C. Porto passou a ser por demais evidente que Jorge Sousa não reunia condições para arbitrar jogos do Benfica, pois apenas permitiu que o Benfica conquistasse 58% dos pontos possíveis nos 23 jogos que arbitrou. Estamos a falar de obrigar o Benfica a ter um rendimento 24% inferior em relação daquele que tem sido, o rendimento médio do clube com todos os outros árbitros. Nestas 10 épocas, Jorge Sousa assinalou 3 penaltis desfavoráveis ao Benfica e os mesmos 3 favoráveis ao Benfica, já favoráveis ao F. C. Porto foram assinalados 7 penaltis pelo Jorge Sousa e apenas 1 penalti desfavorável. Vendo estes números, o Conselho de Arbitragem já sabe que Jorge Sousa não reunia condições, tal como nós aqui no blog a muito defendemos que todos os árbitros que alterem em mais de 20% o que é o rendimento médio do clube, não é um arbitro que consiga ser neutro no jogo. Já em 28/03/2014 tinhamos alertado aqui no blog que Olegário Benquerença, Pedro Proença e Jorge Sousa estatisticamente, demonstravam que não reuniamm condições para arbitrar jogos do Benfica, nem do seu principal ríval (F. C. Porto). Acredite vale a pena ver estes dados incluidos no link para compreender bem o que se tem passado na Liga Nacional.
  • Depois do nome Jorge Sousa ter ficado bastante chamuscado por ser evidente que não tem condições de imparcialidade para arbitrar jogos entre o F. C. Porto e o seu principal rival Benfica, tendo tido pessímas notas em 2015/16, em que só não desceu de devisão, porque acabou metendo baixa para não ser avaliado, o Conselho de Arbitragem passou a nomear sistematicamente o Artur Soares Dias para os clássicos, já leva 5 para o campeonato, pois dos jovens árbitros era aquele que pelo histórico de amor a causa portista dava a ideia de poder ser o elemento arbitral capaz de garantir uma maior diferenciação entre o F. C. Porto e o rival Benfica com o qual tem dividido os títulos de campeão em Portugal. Hoje, já é evidente para todos que os critérios arbitrais do Artur Soares Dias são declaradamente em beneficio dos interesses desportivos do F. C. Porto ao mesmo tempo que prejudica essencialmente do seu grande rival, o Benfica que, nos 26 jogos arbitrados por ele apenas conquistou em média 65% dos pontos possíveis. Na época passada, quando Artur Soares Dias não assinalou os 3 penaltis favoráveis ao Benfica em Alvalade na 30ª jornada, todos os adeptos de futebol sabiam que esses erros não foram para ajudar o Sporting, pois este nunca chegaria a uma posição superior na tabela, mas ao obrigar o Benfica a perder 2 pontos, estava essencialmente a tentar beneficiar o clube que sempre beneficiou. Sabendo no iniciou dessa jornada, que o Benfica só tinha 3 pontos de vantagem sobre o F. C. Porto e que perdendo pontos, tal poderia permitir ao F. C. Porto aumentar as suas probabilidades de sucesso nessa luta pelo titulo. 


    Como se vê estes 4 árbitros (Olegário Benquerença, Pedro Proença, Jorge Sousa e Artur Soares Dias) com os quais, o Benfica obtém um rendimento pontual médio bastante baixo, ao arbitrarem 14 dos últimos 20 clássicos, evidentemente o desempenho do clube nesses jogos não será positivo. Com estes 4 árbitros a apitar qualquer um que tenha um mínimo de inteligência, para compreender dados estatísticos, o resultado do clássico vai acabar por sorrir maioritariamente para o F. C. Porto, estes árbitros foram escolhidos a dedo para estes jogos entre as 2 únicas equipas que foram campeãs. É a evidencia do Sistema ainda bem vivo na arbitragem nacional. Volto a citar o Blog Guachos Vermelhos:  "Eu já o disse mil vezes e mil vezes voltarei a repetir. Os árbitros de futebol decidem todos e quaisquer jogos equilibrados, mesmo quando aplicam em conformidade as leis do jogo. E mesmo nos jogos mais desequilibrados os árbitros têm muitas vezes influência decisiva no avolumar do resultado. A razão é muito simples de perceber; por mais que acertam nas suas decisões podiam sempre falhar apresentando uma desculpa qualquer. Afinal, errar é humano, a bola é redonda, a sua posição podia não ser a melhor, a chuva é molhada."



    Como os dados estatísticos demonstram, estes 4 árbitros nomeados para a esmagadora maioria dos Clássicos, são árbitros com os quais qualquer que seja o adversário, será sempre um obstáculo maior do que o Sporting para o Benfica! Sporting que nessas últimas 10 épocas foi o 2º rival natural do Benfica com o qual em média, o Benfica conquistou menos pontos, pois: 
  • Nestas últimas 10 épocas, nos últimos 19 confrontos diretos entre Benfica e Sporting, o Benfica conquistou em média 63% dos pontos possíveis. 
  • Nos 20 jogos contra o Braga o Benfica conquistou em média 73% dos pontos possíveis, 
  • Nos 20 jogos contra o Guimarães, o Benfica conquistou em média 82% dos pontos possíveis, 
  • Nos 20 jogos contra o Marítimo, o Benfica conquistou em média 83% dos pontos. Como compreendem, continuando este exercício com os restantes clubes ainda mais modestos, a percentagem dos pontos ganhos pelo Benfica é cada vez maior.


Depois de conhecermos esses rendimentos médios do Benfica, a pergunta que se põe é:
ENTÃO, QUEM SÃO ESSES SUPER ADVERSÁRIOS DO BENFICA NOS 68 JOGOS ARBITRADOS POR ESTES 4 ÁRBITROS, QUE FORAM TÃO DIFÍVEIS DE ULTRAPASSAR, AO PONTO DE TEREM OBRIGADO O CLUBE A CONQUISTAR EM MÉDIA APENAS 55% DOS PONTOS POSSÍVEIS? EM 68 JOGOS, MEUS AMIGOS! Onde é que os 4 árbitros encontraram adversários para o Benfica mais fortes que estes na Liga Portuguesa.



Todos sabemos que com esses 4 árbitros, é indiscutível que, o F. C. Porto tem conseguido um rendimento médio muito superior ao Benfica no campeonato nacional qualquer que seja os adversários com que as 2 equipas joguem. Só para que conste, nos últimos 10 campeonatos estes 4 árbitros dirigiram 68 jogos do Benfica, tendo permitido que conquistasse apenas 113 pontos (55% dos pontos possíveis) e também dirigiram 67 jogos do F. C. Porto, que nesses jogos conquistou 156 pontos (78% dos pontos possíveis). Para que seja, possível uma diferença tão grande entre 2 equipas que no mesmo período em análise com todos os árbitros conquistaram aproximadamente 80% dos pontos disputados, estes 4 árbitros tiveram que criar condições arbitrais muito diferentes entre as 2 equipas que disputaram e dividiram os títulos entre si nesse período em análise (até ao momento foram atribuídos 5 títulos para o Benfica e 4 para o F. C. Porto, veremos como termina esta temporada). Para que conste, nos 67 jogos do F. C. Porto (36 deles contra os rivais ao título Benfica, Sporting ou Braga) que arbitraram só assinalaram 3 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto e 5 expulsões desfavoráveis ao F. C. Porto (2 delas aos 89 minutos, uma aos 74 minutos, uma aos 71 minutos e outra aos 68 minutos), sendo que foram capazes de assinalar 13 expulsões favoráveis ao F. C. Porto além de terem assinalados 19 penaltis favoráveis ao F. C. Porto. Já nos 68 jogos do Benfica, tendo assinalado 12 penaltis favoráveis ao Benfica também assinalaram 11 penaltis desfavoráveis ao Benfica além de terem assinalado 13 expulsões desfavoráveis ao Benfica. Ou seja, seguindo o critério que utilizamos aqui no Blog, estes 4 árbitros só assinalaram 8 decisões arbitrais relevantes desfavoráveis ao F. C. Porto (3 penaltis e 5 expulsões) mas conseguiram assinalar 24 decisões arbitrais desfavoráveis ao Benfica (11 penaltis e 13 expulsões). Como é que essa enorme diferença no número de vezes que penalizam as 2 equipas não se havia de refletir no rendimento pontual médio das 2 equipas com esses 4 árbitros!



Por isso amigo, só um idiota embarca na propaganda de que é o Rui Vitória (sempre campeão desde que comanda o Benfica) que não consegue fazer o Benfica vencer o F. C. Porto e que por isso tem de ser despedido, argumentando que apesar de conseguir ter no período que está no Benfica, um rendimento médio melhor que os seus concorrentes diretos ainda não conseguiu ganhar ao F. C. Porto de Artur Soares Dias ou Jorge Sousa. Caro amigo, fique sabendo que, num jogo arbitrado pelo Artur Soares Dias, os dados estatísticos demonstram que a probabilidade de o Benfica vencer o F. C. Porto é muito baixa, independentemente o treinador do Benfica se chamar Rui Vitória, Jorge Jesus, nem que se chamasse Guardiola, da mesma forma que foi completamente indiferente para o bom desempenho do F. C. Porto nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias, o clube ter sido treinado por Vitor Pereira, Paulo Fonseca, Lopetegui, Nuno Espirito Santo ou Sérgio Conceição nas últimas épocas, pois apesar do clube ter concluído que a maioria dos mesmos não tinham competência para continuar no clube, o certo é que nesses jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias, o F. C. Porto conseguiu conquistar 79% dos pontos, mesmo sendo essencialmente jogos contra os seus rivais diretos pelo titulo. No reverso da medalha, podemos ver que o rendimento médio do Benfica nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias é bastante baixos, isso aconteceu independentemente de quem tenha sido o treinador do Benfica. Nestas últimas 10 épocas, o Benfica conquistou apenas 65% nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias.


Com os 4 árbitros que dirigiram a esmagadora maioria dos clássicos, nas últimas 10 épocas o Benfica apenas conquistou 55% dos pontos possíveis em média, com todos os adversários da Liga.
Alguém acredita que com os plantéis que o Benfica tem tido nessas épocas, quer seja comandada pelo Rui Vitória, Jorge Jesus ou mesmo por alguns dos treinadores acima elencados despedidos pelo F. C. Porto, conquistaria apenas 55% dos pontos possíveis num campeonato em que o F. C. Porto consegue conquistar 79%. Com 80% de rendimento médio do Benfica nas últimas 10 épocas com todos os árbitros, só mesmo um treinador especialmente incompetente conseguiria conquistar apenas 55% dos pontos, isto competindo no mesmo campeonato que o F. C. Porto que conquistou 79% dos pontos com Artur Soares Dias, isto no caso de realmente as 2 equipas usufruírem das mesmas condições arbitrais (se Artur Soares Dias fosse um elemento neutro como era suposto ser).
Nestas últimas 10 épocas, o Benfica não pode ter tido só treinadores assim tão incompetentes, ao ponto de conquistar só 55% dos pontos em média com um desses 4 árbitros protegidos pelo sistema.

  
Entre equipas muito equivalentes os árbitros podem fazer tender a vitória para qualquer dos lados, basta para tal que o queiram fazer. A maioria dos árbitros que tem uma tendência tentam que a sua equipa obtenha os resultados pretendidos com os critérios para a marcação ou não algumas faltas a meio campo, principalmente assinalando ou deixando passar as faltas perto da área, quando mesmo assim, não chega para fazer a diferença no marcador, então recorrem aos penaltis favoráveis que assinalam para o clube que pretendem beneficiar ou não assinalando os penaltis desfavoráveis a esse clube que ocorrem no jogo. A nossa vantagem aqui no blog, é que estatisticamente havendo essa tendência do arbitro em querer favorecer um clube em prejuízo do rival, após mais de 10 jogos arbitrados, essa tendência terá reflexos quantificáveis nos dados estatísticos. Quando por exemplo, vemos um arbitro com muitos penaltis favoráveis ao F. C. Porto no histórico ao mesmo tempo que assinalou poucos penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto, então convêm ver como esse mesmo arbitro se comporta nos jogos do Benfica, que nas últimas 10 épocas é uma equipa com um rendimento médio mais semelhante ao F. C. Porto, então se nesse caso detetamos exatamente o contrário, ou seja, mais penaltis desfavoráveis assinalados do que favoráveis a equipa rival do F. C. Porto (o Benfica), fica comprovado estatisticamente que este arbitro não é um elemento neutro no desempenho desportivo dos 2 clubes na  luta pelo título. É uma significativa anomalia estatística, quando detetarmos esta grande diferença do rendimento médio entre o F. C. Porto e o Benfica nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias ou Jorge Sousa, diferença francamente favorável ao F. C. Porto (injustificável para quem arbitrou mais de 20 jogos do Benfica ou do F. C. Porto, logo tendencialmente os rendimentos médios dos 2 clubes deveriam estar bastante próximos tal como são as médias gerais dos clubes em questão). Com todos os outros árbitros o rendimento médio dos 2 clubes tem sido muito semelhantes, mas ainda assim com ligeira vantagem para o Benfica.


Compreende agora, meu amigo porque acontecem os resultados que os Artur Soares Dias desta vida procuram que aconteça? Quem conhece o histórico estatístico já sabe que as probabilidades estão a favor do F. C. Porto e contra o Benfica descaradamente.

2 comentários:

Nau disse...

Já percebemos, há muito tempo, que o Benfica tem sido (e continua a ser) vítima de um complô alargado de criminosos e filhos de cabra do mais miserável quilate. Desportivismo e lealdade para com o adversário que invejam, que temem e odeiam, são coisas que essa escumalha não sabe o que é.
O que eu não entendo é a ausência de reação da nossa direção, que não defende o clube, designadamente no respeitante à tendenciosa, à vergonhosa nomeação dos árbitros. Por querermos aparecer como diferentes, não protestamos (como fazem o clube das quengas e os calimeros do Pátio das Cantigas) contra as nomeações e o trabalhinho dos árbitros que habitualmente nos prejudicam, nem contra a nomeação e o trabalhinho daqueles que habitualmente fazem jeitinhos aos dois rivais. E temos perdido (enquanto os chicos-espertos têm ganho) muitos pontos à conta de sermos uns anjinhos, uns parrecos, uns patos-bravos, uns artolas, uns passarinhos e sei lá que mais.
A quatro jornadas do final, e quando acabámos de ser atirados para o segundo lugar por mais uma arbitragem habilidosa (aconteça o que acontecer, este campeonato bem poderá chamar-se o Campeonato Soares Dias), parcial, não será tempo de a direção começar a fazer barulho, a incomodar, a pressionar, como os outros estão fartos de fazer e continuam a fazer? Ou vamos deixar que nos comam por lorpas?
É um dó ver ASD arbitrar o seu clube (e não dá para perceber os benfiquistas que, justamente agastados com o mau jogo que fizemos, branqueiam a postura de ASD durante TODO o jogo). Se tem medo das ameaças que lhe fizeram, e que parece que continuam a fazer-lhe de cada vez que o encontram, os criminosos na Maia, devia de comprar um cão e passar a arbitrar cumprindo as leis do jogo, ou então recusava-se a arbitrar os frutas, ou abandonava a arbitragem. Qualquer das soluções era de homem e de honesto.
Ao Fontelas, que persiste em nomear para os jogos da frutaria um homem acagaçado por adeptos da frutaria, duas palavras: tenha vergonha!

Nau disse...

Muito agradecido pela elucidativa apresentação de factos, Influência. Um grande contributo para o debate.