sábado, 18 de fevereiro de 2017

0-0 NO MARCADOR, ENTÃO VEM AI O PENALTI E O VERMELHO DA PRAXE!

Depois de muitos anos do famoso é "PENALTI PARA O PORTO" agora vem também o ...


Depois de ter estado no Feirense - F. C. Porto e no Benfica - Boavista, Luis Ferreira teve outra desastrada arbitragem no F. C. Porto - Tondela (22ª jornada), assinalando o penalti que permitiu inaugurar o marcador aos 43 minutos  e expulsando um jogador do Tondela ainda na 1ª parte, transformando faltas atacantes do Soares em 2 faltas do defesa do Tondela (Osório), o que originou o seguinte comentário do treinador do Tondela (Pepa): "É surreal! Ficou estragado o jogo. Enquanto tivemos 11 para 11 fomos muito competentes. Saímos frustrados por não termos oportunidade de discutir jogo. Isto foi como ir para uma guerra e tirarem-nos as balas"

"Vou ser direto, muito claro e objetivo. O jogo ficou estragado. Só agora vi as imagens e não quis acreditar no que vi. É surreal! Mas não me vou alongar mais. Há imagens, há profissionais desse lado, para analisar e ver as coisas. É surreal a expulsão. É surreal o penálti. Antes do penálti há falta. Antes do segundo golo há falta. O Johny vai isolado e é amarelo. O Kaká à primeira falta vê amarelo...", elencou o técnico dos tondelenses, recordando depois a conversa com os seus pupilos ao intervalo.

O guarda-redes do Tondela, Claudio Ramos diz que: "O que aconteceu não é futebol".

O guarda-redes do F. C. Porto, Cassillas diz que: "A primeira parte foi menos boa da nossa parte e só marcámos de penálti. Não é claro... pode ser duvidoso ou não, mas foi importante para abrirmos o marcador. A partida estava complicada. Depois, também com a expulsão, ficou mais fácil para nós e mais tranquilos após o 2-0".


Em cima o penalti e em baixo a expulsão assinalados pelo Luis Ferreira. Hello, ... Fontelas!


Hello, ... Fontelas! Ainda só estamos na 22ª jornada da época 2016/17 e já foi assinalado a:
  • 8ª Expulsão favorável ao F. C. Porto no campeonato 2016/17, para agravar o desequilíbrio competitivo é a 4º expulsão que ocorre ainda durante a 1ª parte da partida! Hello Fontelas! É a 4º expulsão na 1ª parte na mesma época! No total, os adversários do F. C. Porto jogaram reduzidos a 10 elementos durante 270 minutos nesta temporada. Em média  o F. C. Porto em superioridade numérica marcou 1 golo por cada 25 minutos (11 golos marcados em 270 minutos), sendo que em média nas condições regulamentares de onze contra onze, o F. C. Porto marcou 1 golo por cada 50 minutos (34 golos marcados 1.710 minutos). Uma expulsão do adversário permite duplicar o rendimento médio do ataque portista e na defesa o F. C. Porto só sofreu 1 golo nos 270 minutos em superioridade numérica, quando em média nas condições regulamentares de onze contra onze sofreu 1 golo a cada 171 minutos.
  •  6ª Grande penalidade favorável ao F. C. Porto no campeonato 2016/17, sendo que este foi o 5º penalti favorável assinalado ainda com o jogo empatado!  Como toda a gente sabe o golo que desbloqueia o marcador é normalmente o mais díficil de obter para qualquer equipa. Comparativamente, só para termos uma ideia do anormalidade estatistica do que está a acontecer nos jogos do F.C. Porto desta época, o Benfica para obter o tricampeonato levou as 3 últimas épocas inteiras para usufruir dos mesmos 5 penaltis favoráveis assinalados com o jogo empatado. Ou seja, com o mesmo número de penaltis favoráveis usufruídos com o jogo empatado, consegue-se ganhar 3 campeonatos seguidos!

Aló, Fontelas!!! Hello, ...Fontelas!
A arbitragem conseguirá garantir equidade competitiva na Liga 2016/17? 

Objectivamente as condições arbitrais com que os principais candidatos ao titulo estão a disputar o actual titulo de campeão 2016/17 tem sido deverás desequilibrado. O F. C. Porto neste campeonato já obteve 16 vitórias (tal como o Benfica), sendo que o F. C. Porto já usufruiu de 5 penaltis a seu favor assinalados num momento em que o jogo estava empatado, além de ter usufruído de 2 expulsões na 1ª parte em jogos que estavam empatados, enquanto o Benfica apenas usufruiu de 1 penalti assinalado a seu favor num momento em que o jogo estava empatado e ainda não beneficiou de nenhuma superioridade numérica em "tempo útil de jogo" nesta temporada.
Em termos de arbitragem, para se compreender melhor a anormalidade estatística em que esta a decorrer o campeonato 2016/17 (um clube beneficiar de 5 penaltis favoráveis assinalados ainda com o jogo empatado, além de ter a sorte de usufruir também de 142 minutos em superioridade numérica em jogos em que ainda não estava a vencer), podemos informar os dados arbitrais estatistícos dos últimos 9 campeonatos, que temos aqui compilados no blog: 
  • Em 2016/17, apenas com 22 jornadas do campeonato disputados, considerando somente momentos de jogos que se encontra empatado, o F. C. Porto já usufruiu de 5 grandes penalidades assinaladas a seu favor (como é expectável acabou vencendo os 5 jogos), além de 2 expulsões favoráveis ocorridas quando faltavam disputar no total 142 minutos nessas 2 partidas (acabou vencendo as 2 partidas como é expectável acontecer nessas condições). Haverá alguma outra equipa com condições equiparáveis a estas no final do campeonato?
  • Em 2015/16, o Benfica foi o campeão, usufruiu de apenas 2 penaltis favoráveis assinalados ainda com o resultado empatado e em todo o campeonato os adversários jogaram com 10 elementos apenas durante 2 minutos e foi num Marítimo 0 - Benfica 2, em que o próprio Benfica já estava a jogar com 10 jogadores à 51 minutos (expulsão do Renato Sanches).
  • Em 2014/15, o Benfica foi o campeão, usufruiu de apenas 1 penalti favorável assinalado ainda com o jogo empatado e em todo o campeonato os adversários jogaram com 10 elementos durante 195 minutos (86 desses minutos ocorreram em jogos que ainda não estava a vencer).
  • Em 2013/14, o Benfica foi o campeão, usufruiu de apenas 2 penaltis favoráveis assinalados ainda com o jogo empatado e em todo o campeonato os adversários jogaram com 10 elementos durante 119 minutos (29 desses minutos ocorreram em jogos que ainda não estava a vencer).
  • Em 2012/13 o F. C. Porto foi o campeão, usufruiu de 5 penaltis favoráveis assinalados ainda com o jogo empatado e em todo o campeonato os adversários jogaram com 10 elementos durante 123 minutos (58 desses minutos ocorreram em jogos que ainda não estava a vencer).
  • Em 2011/12 o F. C. Porto foi o campeão, usufruiu de 6 penaltis favoráveis assinalados com o jogo empatado e em todo o campeonato os adversários jogaram com 10 elementos durante 185 minutos (174 desses minutos ocorreram em jogos que ainda não estava a vencer).
  • Em 2010/11, o F. C. Porto foi o campeão, usufruiu de apenas 4 penaltis favoráveis assinalados ainda com o jogo empatado e em todo o campeonato os adversários jogaram com 10 elementos durante 66 minutos (nenhum desses minutos ocorreram em jogos que ainda não estivesse a vencer). 
  • Em 2009/10, o Benfica foi o campeão, usufruiu de apenas 3 penaltis favoráveis assinalados ainda com o jogo empatado e em todo o campeonato os adversários jogaram com 10 elementos durante 385 minutos (104 desses minutos ocorreram em jogos que ainda não estava a vencer).
  • Em 2008/09, o F. C. Porto foi o campeão, usufruiu de apenas 3 penaltis favoráveis assinalados ainda com o resultado em 0-0  e em todo o campeonato os adversários jogaram com 10 elementos durante 74 minutos (33 desses minutos ocorreram em jogos que ainda não estava a vencer).
Quem não consegue compreender que existe uma anormalidade estatística neste campeonato?

Hello, ...Fontelas?

Sem comentários: