domingo, 18 de setembro de 2016

Sporting 2016/17 (plantel final)

Sporting, foi o 3º classificado da época 2014/15, à 9 pontos do 1º classificado e na época 2015/16 conquistou o 2º lugar (à 2 pontos do 1º classificado). Desde o início da época passada, o clube tem vindo a realizar um forte investimento no seu plantel (contratou também o treinador que havia sido o campeão das 2 anteriores épocas).

Em 13/08/2015 publicamos a analise ao plantel do Sporting 2015/16 e daquilo que vemos hoje é que dos 8 melhores jogadores que iniciar a época 2015/16, já não estão no actual plantel 4 desses elementos, sendo que o Carrilho acabou por ser excluido das opções em Outubro de 2015.
Em relação aos jogadores do 11 titular de 2015/16 sairam três titulares, o João Mario (Medio direito/centro ofensivo), Teo Gutierrez (avançado que acabou a temporada como o 2º melhor goleador da equipa com 15 golos marcados) e o Slimani (Ponta de Lança, que marcou 31 golos, terminando a época o máximo goleador da equipa e como o 2º melhor da Liga Portuguesa). Para desempenhar as funções que o João Mario executava na equipa, entrou no plantel o Lazar Markovic. Para o lugar do Teo Gutierrez, entraram na equipa, o Joel Campbel, o Alan Ruiz e o André Souza. Para substituir Slimani entraram no plantel o Bas Dost, o Castaignos e o Lucas Spalvis (lesionado), isto porque além dos titulares João Mário, Teo Gutierrez e Slimani sairam também do elenco o Naldo, Aquilani, Carlos Mané, Tanaka, Fredy Montero e Barcos que tiveram alguma contribuição no bom desempenho da época anterior.
Hoje, encerrado o mercado de transferências já podemos projectar a equipa para esta temporada.

Em seguida apresentamos o plantel do Sporting 2016/17 em 4-1-3-2 base a utilizar pelo Jorge Jesus.
Legenda: ***** - os 8 melhores jogadores, equipa base para o sucesso. A negrito estão os 4 imprescindíveis para a época 2016/17.

               (*****) - o suplente mais importante, aquele jogador que tem grandes hipoteses de ganhar um lugar à titular durante a época 2016/17 e terminar a época nos 8 base mais importantes.

Pelo que se vê no plantel desta época existe um maior equilibrio do que havia na época passada, mas na minha opinião seria aconselhável o Jorge Jesus preparar a equipa para ter sempre no onze, 6 dos 8 jogadores que constituem o núcleo base da equipa 2016/17 (Rui Patrício, Coates, William Carvalho, Adrien, Markovic, Bryan Ruiz, Joel Campbel e Bas Dost), sendo que Elias nesta temporada pode perfeitamente entrar no lote dos 8 jogadores base da equipa.

Para a nova época 2016/17 do Sporting, como em todas as equipas existem jogadores mais dificéis de substituir que outros, mas espera-se que os 4 jogadores mais importantes sejam, por esta ordem:

  1. William Carvalho - médio defensivo de grande qualidade na circulação de bola, em todo o plantel não existe nenhum outro elemento que consiga emprestar a equipa qualidades semelhantes em caso de impossibilidade fisica deste titular induscutível.
  2. Rui Patrício - Guarda-Redes titular da equipa já à mais de 9 anos, como se compreende é um elemento essencial quer pela qualidade, quer pela transmissão de sportinguismo que pode acrescentar a equipa. É também o titular da selecção nacional portuguesa, atual campeão Europeu.
  3. Adrien Silva - médio-centro que desempenha as funções de um nº8, box-to-box, que é o capitão da equipa e lider natural, empresta a equipa a garra e capacidade de luta necessária para lutar pelos objectivos.
  4. Bryan Ruiz - Medio/extremo desequilibrador ou 2º avançado, é o atleta tecnicamente mais evoluido do elenco.


Em princípio podemos afirmar que, o atual platel está melhor apetrechado que o da época anterior. Por isso espera-se que a equipa tenha um melhor desempenho que a época anterior, principalmente nas competições europeias. 

Como terminará a época 2016/17 do Sporting?

Sem comentários: