terça-feira, 3 de outubro de 2017

Nevoeiro na Madeira agora também na era do "video-arbitro"

Os adeptos de futebol aguardam pela divulgação da comunicação que deu origem a decisão arbitral  neste lance, em que o Video-arbitro Luís Godinho, mandou o Jorge Sousa aguardar antes de ser reatado o jogo. Quanto ao 1º sendo ainda um jovem arbitro, não temos ainda um histórico estatístico que permita determinar a sua tendência arbitral, mas em relação ao Jorge Sousa, já todos sabemos que é este antigo membro dos SD, ao longo da sua carreira na arbitragem tem sido um anti-benfiquista primário, os números demonstram que tem sido o maior defensor dos interesses do F. C. Porto em prejuízo do Benfica de entre todos os que integram o atual quadro de arbitros.

Ninguém se admiraria de ouvir nos registos AUDIO-VAR deste lance, o seguinte dialogo:
Luís Godinho - "Olha, atenção que foi corte com o braço na área! Penalti! Penalti, ...foi corte com o braço na área!"
Jorge Sousa - "Não vi! ... Não vi nada! Foi um lance muito rápido!
Luís Godinho - "Não viste? ...Como não vistes nada? Estás ai tão perto! Desta vez não venhas com a conversa do nevoeiro!"
Jorge Sousa - "Acredita não vi, se tivesse visto corte com o braço apitaria, eu conheço as leis do jogo muito bem, fui o 1º classificado dos árbitros mas está aqui um nevoiro na área! É o nevoiro na Madeira, de novo! É a minha sina!
Luís Godinho - "Não viste? Então queres ver as imagens, para decidires melhor!"
Jorge Sousa - "Não! Não! Não quero ver nada! Deixa lá, já tomei uma decisão! Não quero ver as imagens, até porque não quero nada marcar penalti! Não me obriguem a corrigir a decisão!  Não quero nada voltar atrás com a decisão! Não quero assinalar penalti favorável ao Benfica, por nada deste mundo! Eu, Jorge Sousa, recuso-me! Está nevoeiro, Caralho!!!...Recuso-me a assinalar penalti! "
O dialogo em cima é uma simples tentativa ficionada de retratar o que se terá passado na realidade mas queremos acreditar que brevemente será oficial e publica a conversa ocorrida em tempo real entre o Luís Godinho e o Jorge Sousa. Tem sido a postura do Conselho de Arbitragem está época, a defesa da transparência.


Que o Jorge Sousa tem dificuldades em assinalar penaltis favoráveis ao Benfica, já todos os adeptos de futebol sabem que sim. De entre os 4 candidatos ao titulo, aos olhos do Jorge Sousa o Benfica é aquele que usufrui de menos penaltis favoráveis, apesar de ter sido a equipa que mais vezes dirigiu. Nos 22 jogos do Benfica que dirigiu para o campeonatos nas últimas 10 temporadas, apenas foi capaz de assinalar 3 penaltis favoráveis ao Benfica, 1 aos 67 minutos que permitiu ao Benfica fixar o 5-0 final contra o Gumarães, 1 aos 81 minutos permitiu ampliar a vantagem para 4-1 contra o Nacional e 1 aos 90 minutos que foi desperdiçado pelo Cardozo contra o Setúbal, como se vê o Benfica ainda nunca conseguiu marcar 1 golo de penalti numa altura que lhe pudesse ser útil para conquistar pontos nos jogos arbitrados pelo Jorge Sousa, não ia ser ontem nesse jogo contra o Marítimo em que os pontos ainda estavam em disputa que iria assinalar um penalti favorável ao Benfica. O Benfica esta farto de saber que o Jorge Sousa nunca marcaria esse penalti favorável ao Benfica e é por isso que já nem questiona Jorge Sousa, simplesmente diz que aguarda pela divulgação da conversa entre o video-arbitro Luís Godinho e arbitro Jorge Sousa! Como pensa Jorge Sousa já os benfiquistas sabem de cor e salteado! O que se pretende saber é a opinião do Luís Godinho e qual foi a resposta do Jorge Sousa a essa opinião do Video-arbitro, que lhe pediu para rever o lance. 


No passado estas situações obscuras eram abafadas pelos "nevoiro", "calor da noite" ou por qualquer outro interesse obscuro movido na sombra. É por situações inexplicáveis como esta, que Jorge Sousa conseguiu passar 9 épocas sem ter visto nenhum penalti cometido por um jogador do F. C. Porto. Somente ao 18º jogo arbitrado do F. C. Porto conseguiu assinalar o seu 1º penalti contra o F. C. Porto no jogo contra o Rio Ave na época passada, em que mesmo assinalando a falta acabou perduando a expulsão ao Layun. Antigamente tudo ficava encoberto pelo "Nevoeiro", mas já estamos numa nova era em que a Liga tem tantado esclarecer os adeptos, em situações similares a esta tem vindo a disponibilizar as gravações audio que suportaram as decisões arbitrais mais polémicas, tomadas pelos árbitros em que o video-arbitro interveio, como foi este caso, pois Jorge Sousa deu sinal aos jogadores para aguardarem a reposição da bola em jogo.

Todos os adeptos de futebol estão recordados do famoso jogo do "nevoeiro da Madeira", dirigido pelo Jorge Sousa, no qual em 2 dias seguidos sonegou 2 penaltis ao Nacional, garantindo assim, que no que dependesse dele o seu amado clube não sairia desse jogo sem pontos. Seguem-se as 2 imagens com os lances do famoso jogo do "nevoeiro da Madeira em 2 dias seguidos".



Mas quem depois de ver um arbitro não assinalar em 2 dias seguidos estes 2 lances pode ter dúvidas quanto a tendência arbitral no que a Jorge Sousa diz respeito. Já o 1º jogo do início do atual tetra do Benfica, foi um Marítimo 2 - Benfica 1, dirigido pelo Jorge Sousa, em que assinalou 1 penalti desfavorável ao Benfica mas foi incapaz de assinalar o penalti favorável ao Benfica aos 92 minutos.

Jorge Sousa nunca iria assinalar penalti favorável ao Benfica ainda com os pontos em jogo, ou já se esqueceram que ele nada assinalou por exemplo nestes lances que seguem.




Ainda há alguns adeptos que pensam que o Benfica tinha obrigação de ganhar este jogo contra o Marítimo (pois em média, o Benfica conquistou 82% dos pontos nos 19 jogos que disputou contra o Marítimo nos últimos 10 campeonatos) e que se desta vez o não conseguiu, é porque os atuais jogadores merecem ser assobiados. Na verdade, o Benfica conquistou em media 81% dos pontos disputados nos últimos 10 campeonato contra todos os clubes nacionais, mas desde sempre teve grandes dificuldades em vencer jogos arbitrados pelo Jorge Sousa, já que com este arbitro só conquistou em média 59% dos pontos. Sabendo nós que nas últimas 10 épocas o Benfica conquistou 78% dos pontos disputados nos 18 jogos contra o V. Guimarães, 72% dos pontos disputados nos 19 jogos contra o Braga, 65% dos pontos disputados nos 18 jogos contra o Sporting, podemos dizer que para o Benfica, os jogos arbitrados por Jorge Sousa, são em média contra um rival ainda mais forte que o Sporting ou que o Marítimo, ou Braga ou Guimarães. Para o Benfica, Jorge Sousa é muito mais dificil de ultrapassar que o próprio Sporting! Parece incrível mas é a realdidade que os números demonstram, estamos a falar de um rendimento médio numa década! 

Nos jogos contra o Sporting o Benfica em média conquista 65% dos pontos em disputa na última década, mas independentemente do adversário em média o Benfica conquista apenas 59% dos pontos sempre que é arbitrado pelo Jorge Sousa. Mas quantos clubes mais fortes que o Sporting ou que o Braga temos no campeonato português?

Nos aqui no blog utilizamos um critério de classificar como aqueles que tem influência atbitral, todos os que obrigam um determinado clube a diminuir em mais de 20% do que é o seu rendimento médio com todos os outros árbitros. Felizmente entre os arbitros no ativo, além do caso do Jorge Sousa com o Benfica não existem mais nenhum arbitro que tenha dirigido mais de 10 jogos de uma equipa e que após isso evidencie que consegue alterar o rendimento da equipa em mais de 20% em relação a aquilo que é o rendimento médio do clube com todos os outros arbitros.

Infelizmente ainda existem árbitros como o Jorge Sousa na nossa Liga, que vão dirigir uma partida a procura de um determinado resultado final no jogo. Esses árbitros artistas são facilmente detectados pela excessiva tendência quando recorremos aos dados estatísticos. Jorge Sousa ao permitir o excesso de agressividade, sem exibir os correspondentes cartões neste Marítimo-Benfica, mais uma vez demonstrou que não reune condições de imparcialidade para arbitrar jogos do Benfica.

4 comentários:

antonioSLB disse...

O que os une é muito mais do que os separa, se um é conhecido superdragão o outro é outro conhecido lagarto de Beja, dito por um companheiro meu de bancada que é seu conterrâneo e amigo. Portanto ficaram os dois satisfeitos porque apenas permitiram que se fizesse a sua vontade. É tudo contra o Benfica, infelizmente temos que lutar contra toda esta escumalha que habita no futebol português e na comunicação social miserável e sabuja que lhes dá apoio.

EU disse...

No mesmo jogo o árbitro também não viu este lance, nem o VAR... Estariam ambos aVARiados?

EU disse...

No mesmo jogo o árbitro também não viu este lance, nem o VAR... Estariam ambos aVARiados?

https://streamable.com/nc0gy

(agora sim, com link para o lance...)

Anónimo disse...

O caso do pedro é bem paradigmático, demonstra à saciedade aquilo que eu já tinha concluído praí há 15 anos …
É MUITO VANTAJOSO PARA A CARREIRA DE UM ÁRBITRO IR COMETENDO ERROS QUE PREJUDIQUEM O BENFICA … !!!