quinta-feira, 28 de setembro de 2017

AS ESTRELAS PARECEM TODAS ALINHADAS PARA O 5

Dos 11 jogadores com mais minutos disputados em 2016/17 da equipa campeã do ano passado, transacionaram-se os passes de 5 jogadores (Nelson Semedo, Lindelof, Ederson, Mitroglou e Gonçalo Guedes, que foram utilizados em 4.218min., 4.090min., 3.551min., 3.223min. e 1.996min. respetivamente, tendo sido por essa ordem o 2º, 3º, 4º, 6º e o 10º mais utilizados pelo Rui Vitória na temporada de 2016/17). Entrou muito dinheiro nos cofres do clube, foi mesmo obtido o lucro record de sempre desde que existe a Benfica SAD. A empresa vai muito bem, mas e o clube como vai?
Ao procurarmos nos reforços de 2017/18, os jogadores que ao 11º jogo oficial da temporada já tenham contribuído com minutos significativos de utilização no atual Benfica (em 990 minutos possíveis), encontraremos com muita boa-vontade apenas 5 jogadores  (Seferovic utilizado em 770min., Bruno Varela com 720min., Ruben Dias com 270min., Krovinovic com 98min. e Gabriel Barbosa com 89 minutos, que são respetivamente o 5º, 6º, 16º, 21º e o 22º no ranking dos mais utilizados pelo Rui Vitoria nesta temporada até ao momento. Os reforços desta época ainda pouco ou nada contribuíram para o Benfica 2017/18. Podemos dizer que apenas 5 jogadores novos contaram para o treinador até este momento, será que só esses 5 contarão nesta caminhada do Benfica em luta pelo 5º titulo consecutivo? Quem tomou as decisões de venda dos 5 jogadores acima referidos ou da entrada no plantel dos 5 acima referidos é quem melhor conhece a realidade do clube, é quem melhor pode compreender ou explicar a diferença de 5 golos no rendimento entre o Benfica de 2016/17 (25 golos marcados nos 11 primeiros jogos da época) e o de 2017/18 (20 golos marcados nos 11 primeiros jogos oficiais), ou esclarecer aos restantes adeptos se o rendimento atual do plantel é algo expectável ou não por esta altura, se são dificuldades circunstânciais ou algo que se arastará pela época inteira. A direcção do Benfica ao tomar as decisões, com certeza tomou-as em consciência, o principal objectivo do Benfica nesta temporada é a conquista do 5º titulo consecutivo.
Todos sabemos que o Benfica está à 5 pontos da liderança neste momento! 

O que não se sabe ainda é se este será mesmo o ano do 5? Vamos olhar para as estrelas!

Aparentemente as estrelas parecem todas alinhadas para o 5.

É isso que as estrelas deixam transparecer, tal é a insistência com que tem aparecido o número 5 nos últimos tempos.

  • O 5 que esta mais fresco na memória é a derrota do Benfica em Basileia ontem por 5-0!



  • Mas tudo começou na 3ª jornada, em que o Benfica venceu o Belenenses por ... 5-0!
  • Nessa mesma 3ª jornada, o Sporting também venceu o Vitória de Guimarães no Afonso Henriques por ... 5-0!
  • O Sporting depois de ter empatado 0-0 com o Steaua de Bucareste em Alvalade, foi garantir o importantíssimo apuramento para a Champions, vencendo em Bucareste por ... 5-1! 
  • Foi no 5º jogo oficial da temporada que o Benfica sofreu a seu 1º empate nesta temporada, por essa altura já o Fejsa estava indisponível, por causa de uma lesão.
  • A época do Benfica tinha começado com a equipa a jogar bom futebol com o Fejsa a titular mas depois ele sofreu uma lesão. Na sua ausência o clube perdeu 5 pontos para o campeonato! 
  • Fejsa já em 2016/17 tinha sido muito importante para o título do Benfica, pois a equipa só consentiu 10 golos nos 25 jogos que Fejsa disputou para o campeonato, vencendo 21 desses 25 jogos. Em 2017/18 até ao momento, o Fejsa apenas participou em 5 jogos do Benfica! Que resultaram em 4 vitórias e uma derrota, está última em Basileia por 5-0. Neste último jogo, no 11 titular não havia nenhum dos reforços desta época 2017/18 e de entre todos os reforços, apenas um (Seferovic) foi suplente utilizado nesta última derrota. 
  • Na 6ª jornada o Benfica passou a ter uma desvantagem de 5 pontos em relação aos seus rivais directos, o F. C. Porto e o Sporting!
  • Na 7ª jornada do campeonato, o F. C. Porto segue contabilizando só por vitórias os jogos realizados para o campeonato e também conseguiu pela 1ª vez marcar 5 golos num jogo desta época, venceu o Portimonense por ... 5-2!
  • Finalizada esta última jornada o F. C. Porto garantiu pela 1ª vez a liderança isolada no campeonato, neste momento tem 2 pontos de vantagem para o Sporting e 5 sobre o Benfica. 
  • Até ao momento, apenas 5 golos dos 20 golos marcados pelo Benfica foram obtidos por jogadores que chegaram esta temporada ao plantel do Benfica (o reforço Seferovic foi quem marcou todos esses 5)! 
  • Seferovic é o reforço mais utilizados no Benfica 2017/18, é neste momento o 5º elemento com mais minutos de utilização de todo o plantel benfiquista. 
  • O Krovinovic ao entrar no último jogo para o campeonato contra o P. Ferreira, foi o 5º reforço a ser utilizado no campeonato esta temporada, ele que foi o maior investimento do Benfica 2017/18 e de quem os benfiquistas muito esperam que contribua no rendimento da equipa.
  • Até ao momento, o Benfica já sofreu 5 golos no campeonato nacional! O reforço Bruno Varela foi quem sofreu esses 5 golos em 6 jogos e o guarda-redes que transita da época passada, o Julio César ainda não sofreu golos neste campeonato, também apenas disputou um jogo na prova).
  • Dos 11 jogos oficiais desta temporada, o Benfica não venceu 5 desses jogos! O Benfica não contou com Fejsa em quatro desses 5 jogos que não conseguiu vencer!  Por esta altura da época passada, o Benfica não tinha vencido 3 dos 11 primeiros jogos da época 2016/17.
  • Resumindo nos jogos oficiais dos grandes clubes nacionais já por 5 vezes, ocorrem 5 golos marcados por uma das equipas, no Benfica-Belenenses, no Basileia-Benfica, no Vitória de Guimarães-Sporting, no Sporting-Steaua de Bucareste e no F. C. Porto-Portimonense.
  • O Benfica nos 4 jogos que já disputou na Luz para o campeonato tem uma assistência média de 53.798 espectadores, ou seja mais de 5 dezenas de milhares de benfiquistas tem estado sistematicamente a acompanhar a equipa em buscar do penta (5). O F. C. Porto que até ao momento lidera a classificação e que só conta com vitórias no campeonato regista uma assistência média de 43.934 espectadores nesta época 2017/18. 
  • Por fim, já foram assinalados 5 penaltis favoráveis aos grandes clubes nacionais no campeonato, 2 ao Sporting, 2 ao Benfica e 1 ao F. C. Porto!

Convenhamos, tantos 5 não pode ser só coincidência! Tem de haver aqui uma mensagem sublimar do universo. Quem consegue esquecer o 5, com a insistência com que o número vai aparecendo?

Há de facto, uma estranha reincidência na aparição do 5 nos jogos desta temporada futebolística.
Analisando os dados estatísticos do tetracampeão nacional nesta época 2017/18, verificamos que em todos os jogos já realizados pelo Benfica (11 oficiais + 6 particulares de pré-época), ou pelo Sporting (12 oficiais + 8 particulares de pré-época), não existe nenhum jogo em que Benfica ou o Sporting tenham marcado 4 golos ou sofrido 4 golos! Nenhum 4 para amostra em 37 jogos envolvendo os grandes rivais lisboetas até ao momento, é mesmo algo muito invulgar, pois normalmente encontramos mais jogos com 4 golos do que com 5 qualquer que seja o conjunto de jogos analisados. Normalmente é muito mais invulgar encontrar 5 golos marcados ou 5 sofridos do que 4 ou 3.
Além de não ter ainda sofrido 4 golos, também se constata que em nenhum dos 17 jogos da atual época, o Benfica sofreu 3 golos, mas por incrível que possa parecer é a 3ª vez que a equipa sofre 5 golos numa partida esta temporada, contando com os jogos da pré-época (pois na pré-época também assistimos ao Arsenal 5 - Benfica 2 e ao Young Boys 5 - Benfica 1, nestes jogos de preparação, o Fejsa não tinha participado por se encontrar lesionado). O Fesja deixa mesmo muito falta ao Benfica. Fejsa está na sua 5ª temporada no Benfica e tem sido sempre campeão, numa equipa que não tinha vencido os 3 campeonatos anteriores a sua chegada a Portugal.

Por fim, só mais uma coincidência com certeza, sabem quem é o nº5 do Benfica? 
È o Fejsa, o campeão dos campeões dos jogadores em atividade em Portugal, o único que transporta consigo neste momento o dobro de 5 no que a títulos nacionais diz respeito, no seu currículo futebolístico!  Aliás, este nº5 do Benfica tem sido um talismã para o Benfica e para todas as equipas por onde tem jogado, tendo sido sempre campeão em todos os anos que leva como jogador profissional. Como já jogou nesta época 2017/18, os benfiquistas só têm que continuar a acreditar nas suas qualidades futebolísticas e acreditar que ele será mais uma vez talismã, apesar da equipa estar neste momento á 5 pontos da liderança!

A PERGUNTA QUE SE DEVE FAZER:
AS ESTRELAS ESTÃO MESMO ALINHADAS PARA O 5?

Sem comentários: