sábado, 5 de agosto de 2017

Artur Soares Dias nomeado para a Supertaça 2017/18

Arranca hoje a época 2017/18 e Artur Soares Dias foi o arbitro que teve a honra de ser o escolhido para o confronto entre o Benfica e o Vitória de Guimarães, da Supertaça 2017/18.

Artur Soares Dias foi nomeado apesar de ter tido uma desastrosa arbitragem no seu último jogo arbitrado envolvendo o Benfica, já que na derby Sporting 1 - Benfica 1 da 30ª jornada da época 2016/17, errou em 3 lances capitais, ao não assinalar as correspondentes 3 grandes penalidades favoráveis ao Benfica. 3 erros graves no mesmo jogo é demasiado, pior ainda tratando-se de um jogo entre candidatos ao título! Nunca devia ter sido tratado tão levianamente como aparentemente foi pelos elementos responsáveis pela Arbitragem nacional, ao ponto de Artur Soares Dias ter sido o nomeado para o 1º trofeu desta temporada. Atenção que, estes 3 graves erros arbitrais obrigaram o Benfica a perder 2 pontos nesse jogo e consequentemente a enfrentar o que restava do campeonato 2016/17 com apenas 1 ponto de vantagem para o 2º classificado, o F. C. Porto. Quando existem diversos erros graves e sempre no mesmo sentido, tem de existir penalização para os árbitros, Fontelas Gomes! Ou não tem obrigatoriamente de serassim, pelo simples facto de o Benfica ter conseguido apesar de tudo ultrapassar esses erros e garantir o seu objectivo desportivo final. Num jogo em que ocorreram 4 infrações na área, o Artur Soares Dias apenas assinalou a única que era favorável ao Sporting e não assinalou as 3 que eram favoráveis ao Benfica, infrações essas que estão documentadas nas imagens que se seguem.






Estatisticamente, os dados dos 4 candidatos ao titulo, que nas últimas 9 épocas tem sido acompanhados aqui no Blog, demonstram que o arbitro Artur Soares Dias não obriga os clubes a ter um rendimento muito diferente ao que tem sido o rendimento médio do clube com todos os outros árbitros.

Ainda assim, o Benfica ao obter menos 12% nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias do que os 81% dos pontos que em média conquista, indepentemente de quem seja o arbitro, demonstram que a tendência arbitral do Artur Soares Dias é desfavorável aos interesses do Benfica. Por alguma razão, quando analisamos os dados estatísticos dos últimos 9 campeonatos, vemos que, o Benfica tem um saldo nulo de penaltis nos 22 jogos por ele arbitrados, o F. C. Porto tem um saldo favorável de 5 penaltis nos 18 jogos por ele arbitrados, o Sporting tem um saldo favorável de 7 penaltis nos 28 jogos por ele arbitrados. Ou seja o F. C. Porto e o Sporting tem claramente um saldo bastante positivo no que toca a grandes penalidades que o Artur Soares Dias assinalaou nos seu jogos, em condições arbitrais normais o Benfica também teria um saldo favorável de penaltis se o Artur Soares Dias, não tivesse revelado dificuldades em assinalar grandes penalidades favoráveis ao Benfica, como evidenciam as 3 imagens em cima ou as 3 imagens que se seguem.


Neste Sporting 1 - Benfica 0, Artur Soares Dias não assinalou nenhum penalti favorável ao Benfica em nenhum destes 2 lances, mas nesse mesmo jogo assinalou 1 penalti favorável ao Sporting, que veria a originar o único golo do jogo e um resultado final que a 26ª jornada permitiu ao F. C. Porto, alargar a vantagem para o Benfica para 4 pontos e assim praticamente sentenciar o titulo da época 2011/12.

Outro erro grave do Artur Soares Dias ocorreu no famoso jogo dos 11 Eusébios, em que não assinalou grande penalidade pelo corte com a mão do Mangala, documentada na imagem seguinte, isto num Benfica-F. C. Porto disputado à 15ª jornada, em que as 2 equipas se encontravam empatadas na liderança da prova. O Benfica conseguiu ultrapassar esse grave erro arbitral, pois na sequência do canto assinalado pelo Artur Soares Dias neste corte com a mão do Mangala, o Garay acabaria por marcar o 2-0.


Como se vê, a sucessão de erros do Artur Soares Dias no mesmo sentido, estatisticamente já começam a ter alguma relevância, tencência que ao não ser corrigida brevemente os adeptos de futebol deixarão de ver esse arbitro como um elemento neutral no jogo.

Alguém se lembra de num confronto directo Benfica-Sporting, Sporting-F. C. Porto ou F. C. Porto-Benfica, em que o arbitro tenha feito vista grossa a 3 penaltis, todos em prejuizo da mesma equipa e que mesmo assim, o Conselho de Arbitragem premeie esse arbitro com a nomeação para uma final/partida em esse grande clube lutará por um troféu? Em condições normais, os arbitrais com 3 erros graves no mesmo jogo não merecem a confiança do Conselho de Arbitragem para apitar esse clube tão cedo.

Para que conste:
Qual foi a última vez que o Sporting teve numa final um arbitro que anteriormente o tenha prejudicado em 3 grandes penalidades num jogo importante como um classico ou derby? Se o amigo se lembrar de algum, agradeço que me informe através da caixa de comentários.

Qual foi a última vez que o F. C. Porto teve numa final um arbitro que anteriormente o tenha prejudicado em 3 grandes penalidades num jogo importante como um classico contra o Benfica ou Sporting? Se o amigo se lembrar de algum, agradeço que me informe através da caixa de comentários.




1 comentário:

Anónimo disse...

Coitado do padre Artur se nao celebra bem a missa.