segunda-feira, 27 de março de 2017

A estatística e as nomeações do Conselho de Arbitragem

Quem será o árbitro nomeado para o próximo Benfica – F. C. Porto?

A escolha do Conselho de Arbitragem ainda não foi feita, ou melhor, ainda não é público o nome do árbitro que terá a responsabilidade de dirigir o clássico que definirá o campeão 2016/17 (toda a comunicação social diz que o clube que sair vencedor deste confronto directo será o campeão neste campeonato). Esta nomeação é pois, de extrema importância para estas 2 equipas.

Estatisticamente, o Benfica e o F. C. Porto têm tido um rendimento tão semelhante nos últimos 9 campeonatos (274 jogos), que o Benfica acabou conquistando 655 pontos e o F. C. Porto 654 pontos. Ou seja, em média ambas as equipas conquistam exactamente 80% dos pontos disputados. Esse é claramente o rendimento médio desses 2 clubes, independentemente de quem seja o árbitro, pois estamos a falar de 274 jogos dos últimos 9 campeonatos analisados, em que nenhum arbitro dirigiu mais de 21 jogos de cada uma das equipas. 

Na realidade, para os clubes, os árbitros não são todos iguais, mesmo para equipas que apresentam um rendimento tão semelhante como é o caso do Benfica e do F. C. Porto. 

Quando analisamos o rendimento médio do clube com cada árbitro em concreto, vemos que com determinado árbitro, o Benfica teve melhor rendimento que o F. C. Porto ou precisamente o contrário. Como é óbvio, cada um dos clubes prefere que o árbitro desse Clássico seja um com o qual historicamente o seu clube obtêm um rendimento médio superior ao do rival. Compreensivelmente quer o Benfica, quer o F. C. Porto se pudessem escolher o árbitro para os confrontos directos, nomeariam um árbitro com o qual historicamente tem obtido um melhor rendimento que o rival, ou seja em 9 temporadas seriam 18 vezes árbitros favoráveis ao Benfica (se fossem dirigentes benfiquistas a nomear) ou 18 vezes árbitros favoráveis ao F. C. Porto (se fossem dirigentes benfiquistas a nomear). Para que haja um equilibrio nos árbitros nomeados tem de ser uma entidade externa aos interesses dos 2 clubes a nomear os árbitros. Essa função compete ao Conselho de Arbitragem, orgão que tem como função principal, garantir que a competição decorre nas mesmas condições arbitrais para todos os clubes, ano após ano.

Então, sendo o Conselho de Arbirtragem efectivamente um orgão equidistante, ao consultarmos as nomeações das últimas 9 temporadas (18 confrontos directos), o expectável é encontrarmos, nomeados por 9 vezes, árbitros com o qual o F. C. Porto apresenta melhor rendimento médio que o Benfica e também nomeados por  9 vezes, árbitros com os quais o Benfica apresenta melhor rendimento médio que o F. C. Porto nas últimas 9 temporadas. Expectável, se existir equidistância arbitral do C.A.! Expectável, se existir equidistância arbitral do C.A., repito!

Consultado o histórico dos clássicos nos úlimos 9 campeonatos, seria expectável encontramos as mesmas condições arbitriais para estas 2 equipas que dividiram entre si os titulos nacionais nos últimos anos (4 para cada equipa e nesta temporada veremos quem ficará em vantagem ao conseguir o 5º titulo em 9 anos), mas na realdidade verificamos que inexplicávelmente o que sucedeu com as nomeações foi:
  1. Em 2008/09, na 3ª jornada para o Benfica-Porto foi nomeado o Jorge Sousa. Com base no rendimento médio dos dois clubes com este árbitro nos últimos 9 campeonatos, Jorge Sousa é um árbitro mais favorável ao F. C. Porto. No Conselho de Arbitragem temos então, 1-0 em nomeações, vantagem para o Porto!
  2. Em 2008/09, na 17ª jornada para o Porto-Benfica foi nomeado o Pedro Proença. Com base no rendimento médio dos dois clubes com este árbitro nos últimos 9 campeonatos, Pedro Proença é um árbitro mais favorável ao F. C. Porto. No Conselho de Arbitragem temos 2-0 em nomeações, vantagem para o Porto!
  3. Em 2009/10, na 14ª jornada para o Benfica-Porto foi nomeado o Lucílio Baptista. Com base no rendimento médio dos dois clubes com este árbitro nos últimos 9 campeonatos, Lucílio Baptista é um árbitro mais favorável ao Benfica. No Conselho de Arbitragem temos então, 2-1 em nomeações, vantagem para o Porto!
  4. Em 2009/10, na 29ª jornada para o Porto-Benfica foi nomeado o Olegário Benquerença. Com base no rendimento médio dos dois clubes com este árbitro nos últimos 9 campeonatos, Olegário Benquerença é um árbitro mais favorável ao F. C. Porto. No Conselho de Arbitragem temos então, 3-1 em nomeações, vantagem para o Porto!
  5. Em 2010/11, na 10ª jornada para Porto-Benfica foi nomeado o Pedro Proença. Com base no rendimento médio dos dois clubes com este árbitro nos últimos 9 campeonatos, Pedro Proença é um árbitro mais favorável ao F. C. Porto. No Conselho de Arbitragem temos então, 4-1 em nomeações, vantagem para o Porto!
  6. Em 2010/11, na 25ª jornada para o Benfica-Porto foi nomeado o Duarte Gomes. Com base no rendimento médio dos dois clubes com este árbitro nos últimos 9 campeonatos, Duarte Gomes é um árbitro mais favorável ao F. C. Porto. No Conselho de Arbitragem temos então, 5-1 em nomeações, vantagem para o Porto!
  7. Em 2011/12, na 6ª jornada para o Porto-Benfica foi nomeado o Jorge Sousa. Com base no rendimento médio dos dois clubes com este árbitro nos últimos 9 campeonatos, Jorge Sousa é um árbitro mais favorável ao F. C. Porto. No Conselho de Arbitragem temos então, 6-1 em nomeações, vantagem para o Porto!
  8. Em 2011/12, na 21ª jornada para o Benfica-Porto foi nomeado o Pedro Proença. Com base no rendimento médio dos dois clubes com este árbitro nos últimos 9 campeonatos, Pedro Proença é um árbitro mais favorável ao F. C. Porto. No Conselho de Arbitragem temos então, 7-1 em nomeações, vantagem para o Porto!
  9. Em 2012/13, na 14ª jornada para o Benfica-Porto foi nomeado o João Ferreira. Com base no rendimento médio dos dois clubes com este árbitro nos últimos 9 campeonatos, João Ferreira é um árbitro mais favorável ao Benfica. No Conselho de Arbitragem temos então, 7-2 em nomeações, vantagem para o Porto!
  10. Em 2012/13, na 29ª jornada para o o Porto-Benfica foi nomeado o Pedro Proença. Com base no rendimento médio dos dois clubes com este árbitro nos últimos 9 campeonatos, Pedro Proença é um árbitro mais favorável ao F. C. Porto. No Conselho de Arbitragem temos então, 8-2 em nomeações, vantagem para o Porto!
  11. Em 2013/14, na 15ª jornada para o Benfica-Porto foi nomeado o Artur Soares Dias. Com base no rendimento médio dos dois clubes com este árbitro nos últimos 9 campeonatos, Artur Soares Dias é um árbitro mais favorável ao F. C. Porto. No Conselho de Arbitragem temos então, 9-2 em nomeações, vantagem para o Porto!
  12. Em 2013/14, na 30ª jornada para o Porto-Benfica foi nomeado o Rui Costa. Com base no rendimento médio dos dois clubes com este árbitro nos últimos 9 campeonatos, Rui Costa é um árbitro mais favorável ao Benfica. Esta foi a única  nomeação de um árbitro não internacional para o clássico nos últimos 9 campeonatos, fruto do facto de na altura já estar matematicamente atribuido o título de campeão 2013/14, ainda antes da disputa desta última jornada do campeonato. No Conselho de Arbitragem temos então, 9-3 em nomeações, vantagem para o Porto!
  13. Em 2014/15, na 13ª jornada para o Porto-Benfica foi nomeado o Jorge Sousa. Com base no rendimento médio dos dois clubes com este árbitro nos últimos 9 campeonatos, Jorge Sousa é um árbitro mais favorável ao F. C. Porto. No Conselho de Arbitragem temos então, 10-3 em nomeações, vantagem para o Porto!
  14. Em 2014/15, na 30ª jornada para o Benfica-Porto foi nomeado o Jorge Sousa. Com base no rendimento médio dos dois clubes com este árbitro nos últimos 9 campeonatos, Jorge Sousa é um árbitro mais favorável ao F. C. Porto. No Conselho de Arbitragem temos então, 11-3 em nomeações, vantagem para o Porto!
  15. Em 2015/16, na 5ª jornada para o Porto-Benfica foi nomeado o Artur Soares Dias. Com base no rendimento médio dos dois clubes com este árbitro nos últimos 9 campeonatos, Artur Soares Dias é um árbitro mais favorável ao F. C. Porto. No Conselho de Arbitragem temos então, 12-3 em nomeações, vantagem para o Porto!
  16. Em 2015/16, na 26ª jornada para o Benfica-Porto foi nomeado o Artur Soares Dias. Com base no rendimento médio dos dois clubes com este árbitro nos últimos 9 campeonatos, Artur Soares Dias é um árbitro mais favorável ao F. C. Porto. No Conselho de Arbitragem temos então, 13-3 em nomeações, vantagem para o Porto!
  17. Em 2015/16, na 10ª jornada para o Porto-Benfica foi nomeado o Artur Soares Dias. Com base no rendimento médio dos dois clubes com este árbitro nos últimos 9 campeonatos, Artur Soares Dias é um árbitro mais favorável ao F. C. Porto. No Conselho de Arbitragem temos então, 14-3 em nomeações, vantagem para o Porto! Que grande goleada do Conselho de Arbitragem nestas últimas 9 temporadas! Muita competência, terá apresentado o Benfica, para nestas condições arbitrais conseguir mesmo assim, equilibrar o número de títulos conquistados, sabendo nós que muitos campeonatos neste período foram mesmo disputados até ao fim.
O que podemos esperar para o 18º confronto entre os clubes, o aumento da vantagem do F. C. Porto, ou finalmente um árbitro favorável ao Benfica após 5 nomeações seguidas favoráveis ao F. C. Porto?
O que se sabe é que, em princípio dada a importância do jogo, em condições normais deverá ser um dos 4 primeiros classificados da época passada, ou seja, o eleito dever ser 1 dos 4 melhores árbitros da actualidade, o Artur Soares Dias (1º classificado da época 2015/16, que já premiado com a nomeação para o clássico na 10ª jornada desta época 2016/17 no Dragão), João Capela (2º classificado 2015/16, árbitro internacional desde 2011 que ainda não foi premiado com nenhuma nomeação para um confronto entre grandes esta temporada 2016/17), o Nuno Almeida (3º classificado 2015/16, árbitro da A. F. Algarve que ainda não foi premiado com nenhuma nomeação para um confronto entre grandes esta temporada, nem foi ainda promovido a árbitro internacional) ou o Tiago Martins (4º classificado 2015/16, internacional desde 2015, que já foi premiado com a nomeação para o Sporting-F. C. Porto cesta temporada 2016/17). O F. C. Porto obteve o melhor rendimento médio com o Artur Soares Dias, já o Benfica obteve o melhor rendimento médio nas últimas 9 temporadas que o F. C. Porto, com o João Capela, Nuno Almeida e Tiago Martins. Será que desta vez teremos um árbitro favorável ao Benfica?

Resumindo os 8 árbitros nomeados para o Clássico nas últimas 9 épocas foram o:

  • Pedro Proença (4 vezes)-Em média o F. C. Porto conquistou mais 27% dos pontos que o Benfica com este árbitro nos últimos 9 campeonatos.
  • Jorge Sousa (4 vezes)-Em média o F. C. Porto conquistou mais 21% dos pontos que o Benfica.
  • Artur Soares Dias (4 vezes)-Em média o F. C. Porto conquistou mais 3% dos pontos que o Benfica com este árbitro nos últimos 9 campeonatos..
  • Olegário Benquerênca (1 vez)-Em média o F. C. Porto conquistou mais 65% dos pontos que o Benfica com este árbitro nos últimos 9 campeonatos. 
  • Duarte Gomes (1 vez)-Em média o F. C. Porto conquistou mais 7% dos pontos que o Benfica com este árbitro nos últimos 9 campeonatos.
  • Lucílio Baptista (1 vez)-Em média o Benfica.conquistou mais 1% dos pontos que o F. C. Porto.
  • João Ferreira (1 vez)-Em média o Benfica conquistou mais 9% dos pontos que o F. C. Porto. 
  • Rui Costa (1 vez)-Em média o Benfica conquistou mais 19% dos pontos que o F. C. Porto com este árbitro nos últimos 9 campeonatos.

Apesar de, em geral com todos os árbitros ambas as equipas conquistarem em média 80% dos pontos disputados nas últimos 9 campeonatos, com estes 8 árbitros acima referidos em média o Benfica conquistou apenas 66% dos pontos e o F. C. Porto 76% dos pontos nos últimos 9 campeonatos, o que comprova que os árbitros que foram nomeados para os clássicos nos últimos 9 campeonatos são árbitros que favorecem mais o rendimento do F. C. Porto do que o Benfica. Em relação a todos os restantes árbitros que nunca foram nomeados para arbitrar o Clássico Benfica-Porto nestas últimas 9 épocas, o Benfica conquistou 88% dos pontos disputados e o F. C. Porto conquistou 82% dos pontos, com esses restantes árbitros. como se pode ver no quadro seguinte que discrimina o rendimento de cada uma das equipas com estes 8 árbitros que dirigiram clássicos:

Aos olhos dos 8 árbitros que foram nomeados para os Clássicos, o Benfica nas últimas 9 temporadas é uma equipa que conquista apenas 66% dos pontos que disputa (estamos a falar de 203 pontos conquistados em 103 jogos), já o F. C. Porto, é uma equipa que conquistou 76% dos pontos disputados nesse período (216 pontos em 95 jogos). A esmagadora maioria da diferença favorável ao F. C. Porto foi criada por Olegário Benquerença, Pedro Proença e Jorge Sousa, dai o regozijo portista cada vez que eram nomeados para apitar esses clássicos, pois o Benfica com estes 3 árbitros em média nem é um clube com rendimento que lhe permita lutar pela classificação para as competições Europeias, quanto mais pelo título.

Se o Conselho de Arbitragem seguisse o nosso critério de não nomear nenhum árbitro que influenciasse o rendimento de uma equipa em mais de 20%, que é o caso destes 3 árbitros que foram capazes de criar uma diferença superior a 20% entre estas 2 equipas que tiveram em geral um rendimento semelhante (com todos os árbitros conquistaram em média 80% dos pontos disputados nos últimos 9 campeonatos), estatisticamente, Olegário Benquerença, Pedro Proença e Jorge Sousa não reuniriam condições para arbitrar um Benfica-F. C. Porto. Não se percebe qual foi o critério que levou a que o Conselho de Arbitragem tenha sistematicamente nomeado esses 3 árbitros tão favoráveis ao F. C. Porto para dirigir o confronto directo entre as duas equipas, sendo que nunca nomeou para esses jogos outros árbitros que ostentam ou ostentaram as insígnias de internacionais nos últimos 9 campeonatos. Será pelo facto de João Capela ser A. F. Lisboa, do Hugo Miguel ser da A. F. Lisboa, ou do Bruno Paixão ser A. F. Setúbal. Se é assim, então qual é a explicação para terem sido nomeados árbitros da A. F. Porto para este clássico por 9 vezes nesses últimos 9 campeonatos ou por como se explica que esta temporada já tenham sido nomeados árbitros da A. F. Porto para 8 jogos do F. C. Porto e 7 do Benfica, enquanto só foram nomeados 3 vezes árbitros da A. F. Lisboa para jogos do Benfica e 4 vezes árbitros da A. F. Lisboa para jogos do F. C. Porto?

A estatística deixa evidente que o Conselho de Arbitragem não tem tratado as 2 equipas da mesma forma. As condicões arbitrais facultadas nos clássificos não faz juz a duas equipas que conquistam em média 80% dos pontos disputados em média com todos os arbitros.

Sem comentários: