sábado, 10 de dezembro de 2016

Porque não devia ser o Jorge Sousa a dirigir o Benfica-Sporting

É certo que um dia antes de ser conhecido o arbitro nomeado para o Benfica-Sporting, não foi estranho para os adeptos de futebol que tenha saído no Correio da Manha a seguinte noticia/pedido:

No dia seguinte, Jorge Sousa acabou sendo o escolhido para o Benfica-Sporting apesar de não ter sido um dos árbitros melhores classificados da época 2015/16. Mesmo com as actuações desastrosas que teve durante a época 2015/16, especialmente nos 3 únicos jogos que dirigiu envolvendo os grandes, no Sporting 3 - Braga 2 em que João Mário agride Rafa Silva, no Nacional 1 - F. C. Porto 2, no famoso jogo do nevoeiro, com penaltis perdoados ao F. C. Porto em dois dias seguidos e na inqualificável arbitragem do Sporting 2 - Benfica 1 da Taça de Portugal no famoso jogo do cotovelo à Slimani. Uma vez que, as notas nessa época não estavam a ser famosas, Jorge Sousa acabou por meter baixa por lesão e terminou a época com apenas 11 jogos apitados, por isso o seu desempenho na temporada não foi avaliado e por conseguinte não constou da classificação dos árbitros na época 2015/16, em que o Cosme Machado (19º), Sergio Piscarreta (20º) e André Moreira (21º) acabaram descendo de divisão e de uma forma estranha Jorge Sousa e Vasco Santos que não foram classificados durante a época 2015/16 acabaram conseguir se manter na 1ª Liga na época seguinte.

Para se ter uma ideia de como os responsáveis pela arbitragem com a nomeação do Jorge Sousa não respeitaram as avaliações dos desempenhos dos árbitros durante a época passada, convêm dar uma olhadela nas classificações finais dos árbitros da época 2015/16. Os melhores classificados foram:

  1. Artur Soares Dias (A. F. Porto), já tinha sido o 2º da época 2014/15 - Viu recompensado o seu desempenho na época passada ao ser nomeado para o F. C. Porto - Benfica da 10ª jornada. Sendo o arbitro da A. F. Porto melhor classificado teve a honra de apitar a recepção do actual campeão no estádio do principal representante da A. F. Porto na liga. Também esteve no Nacional-Benfica na 3ª jornada, no Braga-Boavista da 4ª jornada, no Guimarães-Sporting na 7ª jornada e no Braga-Belenenses da 9º jornada. Logo respeitando os regulamentos era nesta altura um arbitro ilegível para apitar o Benfica-Sporting na 12ª jornada, mas não foi o nomeado em beneficio do Jorge Sousa.
  2. João Capela (A. F. Lisboa), já tinha sido o 4º da época 2014/15 - Apitou o 1º jogo da temporada, o Benfica-Braga para a Supertaça 2016/17. Mas no campeonato ainda não foi nomeado para nenhum confronto directo envolvendo os 4 candidatos ao titulo, aliás ainda não foi sequer nomeado para qualquer jogo do campeonato do Benfica, Braga ou do F. C. Porto. Dos candidatos ao titulo apitou o Sporting-Estoril na 6ª jornada. Logo respeitando os regulamentos era nesta altura um arbitro ilegível para apitar o Benfica-Sporting na 12ª jornada mas não foi o nomeado em beneficio do Jorge Sousa.
  3. Nuno Almeida (A. F. Algarve), já tinha sido o 11º da época 2014/15 - Ainda não foi nomeado para nenhum jogo do Benfica nesta temporada e quanto aos outros candidatos ao titulo, esteve na 3ª jornada no Estoril-Braga, na 4ª jornada no Sporting-Moreirense e na 6ª jornada F. C. Porto-Boavista. Logo respeitando os regulamentos era nesta altura um arbitro ilegível para apitar o Benfica-Sporting na 12ª jornada mas não foi o nomeado.
  4. Tiago Martins (A. F. Lisboa), já tinha sido o 9º da época 2014/15 - Foi premiado com a nomeação para o Sporting-F. C. Porto na 3ª jornada e também esteve no Braga-Rio Ave na 2ª jornada e no Chaves-Benfica na 6º jornada. Logo respeitando os regulamentos era nesta altura um arbitro ilegível para apitar o Benfica-Sporting na 12ª jornada mas não foi o nomeado em beneficio do Jorge Sousa.
  5. Jorge Ferreira (A. F. Braga), já tinha sido o 7º da época 2014/15 - Também nesta temporada não foi nomeado para nenhum confronto entre os candidatos ao titulo, nem sequer dirigiu algum jogo do Benfica, Sporting, F. C. Porto ou Braga. Logo respeitando os regulamentos era um arbitro ilegível para apitar o Benfica-Sporting na 12ª jornada mas não foi o nomeado em beneficio do Jorge Sousa.
  6. João Pedro Pinheiro (A. F. Braga), que está esta temporada a fazer a sua estreia na 1ª Liga, por isso é compreensível que não seja nomeado para um jogo tão importante como o Derby Eterno - Em todo o caso tem visto a sua classificação na época anterior ser premiado com as nomeações para jogos dos grandes clubes nacionais como o Tondela-Benfica, Rio Ave- Sporting, Setúbal-F. C. Porto. 
  7. Fábio Veríssimo (A. F. Leiria), já tinha sido o 8º da época 2014/15 - Ainda não foi nomeado para nenhum confronto directo envolvendo os 4 candidatos ao titulo, foi premiado com a nomeação para a estreia do F. C, Porto nesta temporada no Rio Ave-F. C. Porto, como também já havia sido nomeado para a estreia do clube na época 2014/15, Na actual época 2015/16 este também no Arouca-Benfica, no Braga-Setúbal, no Boavista-Sporting na 11ª jornada, facto pelo qual, Fábio Veríssimo não é ilegível para este jogo em que intervêm o Sporting logo na jornada seguinte.

O nomeado para o Benfica-Sporting foi o Jorge Sousa! Como prémio de quê?
Jorge Sousa, depois de ter estado sem apitar nenhum jogo no campeonato do Benfica na época 2015/16, na actual temporada já dirigiu o Benfica-Braga na 5ª jornada, jogo em que aos 70 minutos ainda com 1-0 no marcador não assinala o derrube que o Pizzi sofreu na área. É só mais erro dentro do vasto leque que este teve em jogos equiibrados. Como o Benfica conseguiu conservar a  vantagem até ao final terminando a partida em 3-1, esta decisão arbitral acabou não influenciando a distribuição dos pontos no final toda a gente percebe a diferença que é disputar esses 20 minutos finais com uma vantagem de 2 golos ou de apenas 1.


Nesta temporada Jorge Sousa ainda não tinha sido nomeado para nenhum jogo do Sporting e a última vez que arbitrou o Sporting foi a 17ª jornada contra o Braga, em que ocorreram os seguintes erros arbitrais que penalizaram e muito o Braga e permitiram o Sporting virar um jogo de 0-2 para 3-2. Vamos aqui fazer um resume da actuação do Jorge Sousa nesse jogo:
Ainda com 0-2 João Pereira faz isso sobre o Rafa Silva sem a devida punição por parte do arbitro.

No lance que se segue Jorge Sousa assinala o penalti que permitiu o primeiro golo do Sporting.

Mais tarde, já com 1-2 no marcador é o João Mário a fazer uma entrada assassina sobre o mesmo Rafa Silva novamente sem a devida punição do Jorge Sousa que se encontrava a dois metros do lance, ninguém acredita que não viu, a essa distancia deve ter ouvido o horrível som dos pítons nos ossos. Uma pergunta que faço ao Jorge Sousa, será que depois desses dois lances ele acredita que o Braga continuou em condições de tirar partido das capacidades do Rafa Silva na plenitude no que resta jogar nesta partida. No próximo jogo sentirá o Rafa Silva, confiança de que Jorge Sousa conseguirá garantir a defesa da sua integridade física?

A agressividade tolerada aos jogadores do Sporting permitiu ao clube reverter o resultado, sendo que aos 86 minutos ainda com 2-2 no mercador, mais uma vez Jorge Sousa não viu o lance que em que Slimani atinge na cara o seu marcador bracarense.


Na última temporada, Jorge Sousa após mais uma desastrosa actuação no Sporting-Benfica para a Taça de Portugal, até terminar a temporada 2015/16 não voltou a ser nomeado para nenhum jogo do Benfica, acabou a temporada sem nenhum jogo do Benfica dirigido no campeonato. Eis alguns lances que exemplificam as razões pelos quais o Benfica não aceitaram de bom grado a arbitragem desse jogo. Só Jorge Sousa sabe porque Adrien ou Slimani não foram penalizados por estas entradas.


Jorge Sousa seguramente permitiu excesso de agressividade aos jogadores do Sporting sem  a devida punição, como podemos ver nesse lance no recomeça da 2ª parte em que Slimani faz isto!


No final do prolongamento faz vista grossa a falta para grande penalidade sofrida pelo Luisão, e Jorge Sousa até esta bem colocado para ver a infração cometida pelo João Pereira como se pode ver na imagem que se segue.


Mas atenção que os prejuízos arbitrais do Benfica com o Jorge Sousa na época passada não se ficam pelo jogo documentado pelas imagens acima referente ao Sporting 2 - Benfica 1 da Taça de Portugal, uma vez que o jogo de abertura da época também tinha sido arbitrado pelo Jorge Sousa, neste caso o resultado final no jogo da Supertaça foi, Sporting 1 - Benfica 0, mais um jogo decidido com uma desvantagem mínima do Benfica em que ocorre os seguintes erros arbitrais, mantendo-se a tendência que o Jorge Sousa habituou os adeptos de futebol.

Em seguida vamos mostrar então os lances da Supertaça 2015/16 arbitrado por Jorge Sousa.





Da época passada já vimos os erros no Sporting 2 - Benfica 1, no Sporting 3 - Braga 2, vamos agora ver o Nacional 1 - F. C. Porto 2, tudo erros em jogos decididos pela margem mínima, nestes 3 jogos envolvendo os grandes que apitou em 2015/16 aconteceu o resultado que o Jorge Sousa pretendia.
Como referido acima para completar em imagens o desastre arbitral que foram as actuações do Jorge Sousa na época 2015/16 vamos de seguida mostrar as imagens do único jogo do F. C. Porto que dirigiu nessa temporada, no Nacional 1 - F. C. Porto 2. Em que no 1º dia não viu este penalti cometido pelo Marcano, que já era um erro significativo num jogo tão equilibrado. Por causa do nevoeiro o jogo foi interrompido aos 75 minutos.

Para cumulo nos restantes 15 minutos disputados no dia seguinte, não contente com a influência que já tinha no resultado de 2-1 que se verificava, voltou a fechar os olhos a novo penalti cometido pelo Marcano.

Neste caso ficou evidente para todos que o Jorge Sousa não estava a arbitrar uma partida, estava descaradamente a procura de garantir um resultado. Em jogos equilibrados os árbitros que procuram resultados conseguem os seus intentos, influenciando significativamente o rendimento médio dos clubes. Por alguma razão nas últimas 9 temporadas estatisticamente aqui analisadas, Jorge Sousa nunca assinalou um penalti desfavorável ao F. C. Porto. Nem um penalti ele viu em 9 épocas!

Esta dificuldade em assinalar faltas cometidas na área do F. C. Porto já tinha sido comentada aqui no blog no dia 08/03/2015, pois na época 2014/15 foi o arbitro do F. C. Porto 1 - Braga 0. Foi mais um jogo decidido pela margem mínima em que aos 93 minutos, Jorge Sousa novamente não viu esta falta na área cometida pelo Martins Indi que podemos ver na imagem seguinte.


Os critérios do Jorge Sousa para assinalar penaltis nos jogos do Benfica ficaram bem patentes no Marítimo 2 - Benfica 1 na época 2013/14, era o 1º jogo da época, e para a felicidade do Benfica não mais foi nomeado para seus jogos nessa época, foi a primeira derrota do Benfica na época e foi a única derrota até matematicamente se sagrar campeão. Um desses lances ele assinalou penalti e no outro não, agora adevinhem em qual não assinalou penlati. Pois é o prejudicado foi o mesmo do costume! Havia um resultado pela garantir em mais um jogo equilibrado.



Jorge Sousa, nos últimos apitou 13 jogos do Sporting, sendo 5 deles contra os os outros 3 candidatos ao titulo em que o Sporting conseguiu conquistar uns incríveis 82% dos pontos disputados (quando a média do clube com todos os outros árbitros nas últimas 9 épocas foi de conquistar 67% dos pontos disputados em 247 jogos), Com Jorge Sousa a apitar o Sporting só não conseguiu ganhar os 2 jogos contra o F. C. Porto (compreende-se F. C. Porto é o 1º amor do arbitro) e o jogo contra o Benfica na época 2014/15 em que nos descontos o Jardel faz o golo que estraga por completo as contas ao Jorge Sousa. Na imagem vejam a cara de frustração do Jorge Sousa, é até superior ao dos jogadores do Sporting como podem ver na imagem seguinte. Que azia Jorge Sousa! Não devia estar mais frustrado que o Jeferson ou o William Carvalho, afinal eram esses que estavam a lutar por um resultado e não o Jorge Sousa, pelo menos é aquilo que os adeptos exigem a qualquer arbitro.

Jorge Sousa não é necessário tanta azia, os árbitros não devem procurar garantir resultados!

Sem comentários: