domingo, 2 de outubro de 2016

Benfica na liderança isolada e as lesões

Tendo em conta que a equipa que terminou a época anterior como campeã, incluia como titulares Ederson, André Almeida, Eliseu, Jardel e Jonas, sendo que o Raul Jimenez acabou marcando presença em 45 dos 52 jogos oficiais do Benfica 2015/16, todos compreendem que esta temporada até ao momento, Rui Vitória está ainda muito longe de ter conseguido extrair o melhor que este plantel 2016/17 pode dar. Mesmo com os condicionalismos todos o plantel do Benfica continuou a demonstrar ter elementos disponíveis suficientes para vencer 6 dos 7 jornadas disputadas, sendo que 3 desses jogos foram disputadas em casa e 4 como visitante.

Após 7 jornadas a melhor equipa do campeonato é o Benfica, uma equipa que foi assolada com uma onde descomunal de lesões e cuja onze mais utilizado até ao momento é constituido por:

  1. Julio Cesar ......................(Ederson regressado da lesão recuperará o seu lugar em princípio)
  2. Nelson Semedo .....(André Almeida regressado da lesão poderá recuperar o lugar em princípio)
  3. Lisandro Lopez ....................(Jardel regressado da lesão recuperarará o seu lugar em princípio)
  4. Lindelof
  5. Grimaldo .......(Eliseu que regressou tardiamente do Europeu ainda pode recuperar o seu lugar)
  6. Fejsa
  7. André Horta
  8. Salvio
  9. Gonçalo Guedes ...................(Jonas regressado da lesão recuperarará o seu lugar em princípio)
  10. Pizzi ...............(Rafa Silva regressado da lesão pode recuperar o lugar como extremo esquerdo)
  11. Mitroglou ...................(Jimenez regressado da lesão pode recuperar o lugar de Ponta de Lança)
Como se vê este actual onze está muito longe do melhor onze que se perspectivava para o Benfica 2016/17, tendo em conta os sinais que o Rui Vitória foi dando na pré-época. 

Nestas 7 jornadas já disputadas, o F. C. Porto e o Sporting têm alinhado praticamente na máxima força, dos elementos que compõem o melhor onze de cada uma destas 2 equipas, somente o Maxi Pereira enfrentou uma paragem por lesão até ao momento mas mesmo assim, quer o Nuno Espírito Santo, quer o Jorge Jesus, não conseguiu encontrar dentro do seu plantel um onze capaz de ter um melhor desempenho do que o remendado onze que o Rui Vitória tem recorrido em 2016/17. Isto está a acontecer num inicio de época em que Comunicação Social não se cansa de elogiar as qualidades, méritos e feitos épicos do Jorge Jesus e do Nuno Espírito Santo no comando técnico das suas equipas em contraste com o Rui Vitória, cujas qualidades como máximo responsável técnico do Benfica quase que tem passado despercebidas, esquecem mesmo que é ele que ostenta o titulo de actual treinador campeão nacional. Será que consideram que existe assim um tão grande diferença na qualidade do plantel do Benfica para os outros 2 grandes de Portugal?

Por incrível que possa parecer, mesmo não tendo neste momento nenhuma equipa com um desempenho superior ao onze actual do Benfica, a esmagadora maioria dos adeptos reconhece que o mais provável é que o Rui Vitoria conseguisse um ainda melhor desempenho, se em vez do actual onze mais utilizado pudesse utilizar um onze somente daqueles jogadores que não tem podido contar até hoje, ou seja o seguinte melhor onze:
  1. Ederson
  2. André Almeida
  3. Luisão
  4. Jardel
  5. Eliseu
  6. Samaris
  7. Danilo Barbosa
  8. Zivcovic ou Carrillo
  9. Jonas
  10. Rafa Silva
  11. Raúl Jimenez
Este onze tem condições para ser campeão 2016/17. Acredito que se dessem a escolher ao Rui Vitória entre este ou actual onze para entrar em campo, ele escolheria este onze, tal como qualquer outro treinador, pois esta equipa nos jogos treinos contra os actuais 11 titulares do Benfica, vencerá a grande maioria desses jogos, tal como venceria a esmagadora maioria dos 34 jogos do campeonato contra as outras equipas da nossa liga. Eu diria mesmo que num campeonato seria mais provável ser campeão com este onze (que inclui Ederson, André Almeida, Jardel, Jonas, Rafa Silva e Raúl Jimenez) que com os onze actualmente mais utilizados e que mais contribuiram para a liderança isolada do Benfica 2016/17. Chegados a Outubro a bola esta nas mãos do departamento médico do Benfica e do Rui Vitória.

Este Benfica 2016/17 na sua opinião também será muito mais forte no dia em que poder contar com Ederson, André Almeida, Jardel, Jonas, Rafa Silva e Raúl Jimenez ou não?

Em caso de discordares, gostaria que nos comentários explicasses os motivos para tal opinião?

Sem comentários: