quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Benfica 2016/17 (Plantel final)

Com 3 jornadas já decorridos da época 2016/17 e já com a janela de transferências encerrada em 31/08/2016, podemos então avaliar a actual valia dos plantéis do Benfica, Sporting e F. C. Porto.

Em 03/09/2015 fizemos uma previsão sobre os 3 primeiros classificados da liga com base nos plantéis que as equipas possuiam e em Maio de 2016 constatamos que as previsões estavam certas quando a ordem classificativa final, 1º Benfica, 2º Sporting e 3º F. C. Porto.

Hoje, começamos por analisar o plantel do Benfica (Tri-campeão, parte como o favorito).
Em 08/08/2015 foi feita a analise ao plantel da época 2015/16, como pode ver aqui. 
Quando analisamos na época de Benfica 2015/16, com base nos desempenhos durante toda a temporada, chegamos a conclusão que os 8 jogadores mais importantes foram: 
  • André Almeida, Jardel, Fejsa, Renato Sanches, Gaitan, Pizzi, Jonas e Mitroglou foram os 8 melhores jogadores em 2015/16, esta foi a base da equipa campeã. 
Do ponto de vista dos interesses desportivos do Benfica para 2016/17 seria importante manter o máximo possível de jogadores campeões, principalmente desses 8 jogadores que compõem o núcleo da equipa. O Benfica conseguiu manter 19 jogadores que constituiram a equipa campeã no ano passado. Dos 17 jogadores mais utilizados por Rui Vitória, apenas sairam 2 elementos, o Gaitan e o Renato Sanches (5º e 10º mais utilizados respectivamente).  Os dirigentes responsáveis pelo futebol do Benfica, tal como fizeram na época anterior, em que tinham saído 2 jogadores da equipa base (Maxi Pereira e Lima foram substituídos pelo Nelson Semedo e Mitroglou rejuvenescendo a equipa), nesta temporada voltaram a permitir a saída de apenas 2 jogadores da equipa base (Renato Sanches e Gaitan foram substituídos pelo Danilo/Horta e Rafa Silva/Cervi). Alargando a comparação para os jogadores que estavam no plantel em Setembro de 2015 e em Setembro de 2016, vemos que no Benfica entraram 8 caras novas no elenco, pois além do Grimaldo que chegou em Janeiro 2016, neste defeso entraram, o André Horta, o Guillermo Celis, o Danilo Barbosa, o Franco Cervi, o André Carrillo, o Zivkovic e o Rafa Silva. Foram todos investimentos em jogadores bastante jovens (entre os 19 e os 23 anos), apenas com a excepção, do André Carrillo (25 anos), que foi uma oportunidade no mercado de adquirir enfraquecendo o rival, um jogador livre e em plena idade de maturidade competitiva. Neste momento ainda não foram desfeitas as dúvidas de qual será o melhor extremo desequilibrador adquirido para esta época, o Rafa, o Carrillo, Cervi ou o Zivkovic, mas pelo menos 2 deles devem ter um desempenho relevante no actual Benfica 2016/17.

Para a nova época 2016/17 do Benfica, como em todas as equipas existem jogadores mais dificéis de substituir que outros, mas espera-se que os 4 jogadores mais importantes sejam, por esta ordem:
  1. Jonas - avançado de refinada capacidade técnica, elevado conhecimento do jogo e de uma excelente capacidade finalizadora, terminando esta época com 36 golos em 48 jogos. Claramente qualquer adepto conhecedor sabe que este jogador é o elemento chave a manter na equipa do Benfica. 
  2. Fejsa - Médio defensivo, que confere a equipa uma enorme segurança defensiva. Dos 19 jogos no campeonato nacional que participou na época passada, o Benfica venceu 17, empatou 1 e perdeu outro. Este atleta é o supercampeão em actividade, pois tem sido consecutivamente campeão nas últimas 9 épocas (os 3 últimos em Portugal, os 3 anteriores na Grécia e os 3 primeiros no campeonato da Sérvia). Fez uma grande dupla de médios com o jovem Renato Sanches (que apesar de só se ser estreiado na equipa principal à 9ª jornada, este excelente médio box-to-box foi determinante para a melhoria do desempenho desportivo do Benfica na época passada, acabando a época como o 10º mais utilizado).
  3. Jardel - o defesa central que foi o esteio da equipa e que foi o capitão em campo na época passada, uma vez que Luisão teve uma prolongada ausência por lesão, com 3.979 minutos oficiais em campo, foi o atleta mais utilizado durante a época, logo seguido pelo goleador Jonas com 3.846 minutos.
  4. Grimaldo - jovem lateral esquerdo de apenas 20 anos, que revela enorme qualidade técnica e que será com toda a certeza um acrescento de qualidade em relação ao Eliseu, atleta de 32 anos que foi o titular da equipa na temporada passada.
Estes são os 4 jogadores mais dificeis de substituir, sendo que para esta temporada foi contratado o Rafa Silva, que em princípio será a melhor opção para ocupar o lugar do Jonas quando este estiver indisponível por lesão, no caso de ausência do Fejsa existe o Samaris se bem que não com a mesma eficacia defensiva, tal como no caso de ausência do Jardel existe o Lisandro Lopez, no caso de ausência do Grimaldo, pode o Eliseu retomar o lugar que foi seu no ano passado. Pelo que se vê no plantel desta época existe um maior equilibrio do que havia na época passada, mas na minha opinião seria aconselhável o Rui Vitória preparar a equipa para ter sempre no onze, 6 dos 8 jogadores que constituem o núcleo base da equipa 2016/17 (Lindelof, Jardel, Grimaldo, Fejsa, Salvio, Rafa Silva, Jonas e Mitroglou), sendo que Raul Jimenez nesta temporada pode perfeitamente entrar no lote dos 8 jogadores base da equipa na vez do Mitroglou, pois aos 25 anos já tem a maturidade necessária para assumir tais responsabilidades.

Este é o elenco do Benfica para a época 2016/17.

Legenda: ***** - os 8 melhores jogadores, equipa base para o sucesso. A negrito estão os 4 imprescindíveis para a época 2016/17.
               (*****) - o suplente mais importante, aquele jogador que tem grandes hipoteses de ganhar um lugar à titular durante a época 2016/17 e terminar a época nos 8 base mais importantes.

A equipa foi bem construida, se não houver um número anormal de lesões, vai apresentar um bom rendimento durante toda a época, pois a equipa é muito homogénea. Sendo que as 3 posições em que existe maior equilibrio são as de Guarda-redes, do Ponta de Lança e a de Extremo Direito (Julio Cesar, Pizzi e Raúl Jimenez podem perfeitamente terminar a temporada como os jogadores mais efectivos das suas posições).

Concluindo esta época, se o Rui Vitória mantiver o princípio de convocar 21 jogadores e so depois seleccionar os 18 melhores disponíveis à inscrever na ficha de jogo, preve-se que os 21 normalmente convocados para esmagadora maioria dos jogos serão:
  • Ederson e Júlio César (Guarda-Redes)
  • André Almeida, Nelson Semedo e Grimaldo (Defesas Laterais)
  • Jardel, Lindelof, Lisandro Lopes e Luisão (Defesas Centrais)
  • Fejsa e Samaris (Médios defensivos)
  • André Horta e Danilo Barbosa (Médios Box-to-Box)
  • Salvio, Pizzi, Rafa Silva e Carrilho (Extremos e medios desequilibradores)
  • Jonas, Gonçalo Guedes (2º avançado) 
  • Mitroglou e Raúl Jimenez  (Ponta de Lança)
Por exemplo, nesta jornada para o jogo contra o Arouca, continuando indisponíveis por lesão o Luisão, o Jonas, o Mitroglou e o Raúl Jimenez, então para esta partida devem entrar na convocatória o Franco Cervi e o José Gomes. 


Sem comentários: