domingo, 3 de janeiro de 2016

PONTOS COM INFLUÊNCIA ARBITRAL

Como sabem neste blog, de uma forma objetiva classificamos como pontos com influência arbitral direta, todos os pontos acrescentados pelo último golo da equipa sempre que esse golo seja obtido através de uma grande penalidade e todos os pontos acrescentados/perdidos após uma expulsão.


Somente os pontos que as equipas tinham enquanto estavam 11 contra 11 e sem o efeito direto de um último golo obtido na sequência de uma grande penalidade são considerados pontos conquistados sem influência arbitral.



Com este critério, podemos verificar que nestas últimas 8 épocas, as equipas que conseguiram acrescentar mais pontos diretamente com influência arbitral época à época foram:

  • F. C. Porto (campeão 2008/09), 
  • Braga (vice-campeão 2009/10),  
  • F. C. Porto (campeão 2010/11), 
  • F. C. Porto (campeão 2011/12), 
  • Benfica (vice-campeão 2012/13), 
  • Sporting (vice-campeão 2013/14), 
  • Benfica (campeão 2014/15),
  • Sporting (1º classificado à 15 jornada da época 2015/16). 


Ou seja, ser a equipa com mais pontos diretamente acrescentados com um último golo de penalti ou após uma expulsão é uma vantagem competitiva que nestas últimas 8 épocas, fez sempre com que essa equipa terminasse a temporada nas 2 primeiras posições da tabela classificativa.


Assim sendo, o Sporting 2015/16, pela enorme vantagem de pontos conquistados com influência arbitral direta que já possui em relação ao F. C. Porto e ao Benfica em apenas 15 jornadas em princípio terminará esta época como a equipa mais benefeciada pelas decisões arbitriais favoráveis e como tal, garantirá um dos 2 primeiros lugares na classificação final, resta saber quem ocupará a outra vaga, se será o Benfica ou o F. C. Porto a conseguir terminar a época com mais pontos acrescentados com influência arbitral. Até a data o F. C. Porto já conseguiu acrescentar 2 pontos diretamente com penaltis e o Benfica ainda não usufruiu diretamente de nenhuma grande penalidade com o jogo empatado.


Nestes últimos 8 campeonatos, a equipa que conseguiu acrescentar mais pontos numa época foi o F. C. Porto 2011/12, que ao acrescentar 16 pontos com influência arbitral direta acabou conseguindo conquistar o titulo de campeão nessa época.


O Braga 2009/10 foi a 2ª equipa que conseguiu usufruir de mais pontos com influência arbitral direta, ao acrescentar 15 pontos diretamente com um último golo de penalti ou após uma expulsão. Aproveitando uma temporada excepcionalmente favorável em termos de arbitragem, essa época acabou sendo de longe o ano em que o Braga terminou o campeonato com mais pontos conquistados (71 pontos), sendo que o 2ª melhor desempenho pontual do Braga aconteceu na época 2011/12, com 62 pontos conquistados.




Nestas 8 épocas a equipa mais cujo rendimento pontual foi mais prejudicado pelas decisões arbitrais foi o Benfica 2010/11 que perdeu 9 pontos diretamente com um último golo sofrido de penalti ou pontos perdidos após ficar em inferioridade númerica. Este Benfica após uma brilhante primeira época da era Jorge Jesus em que o Benfica fez 76 pontos, acabou conquistando na época seguinte somente 63 pontos, fruto dessas decisões arbitrais desfavoráveis de longe o pior ano em termos de arbitragens de um dos 4 candidatos aqui analisados.






Nesta época 2015/16, em apenas 15 jornadas disputadas o Sporting já conseguiu acrescentar 8 pontos diretamente com um último golo de penalti ou após uma expulsão, a continuar neste ritmo a atual equipa discutirá palmo a palmo com o F. C. Porto 2011/12 o troféu da equipa que arrecadou ,ais pontos com influência arbitral nas últimas épocas. Qualquer boa equipa ao beneficiar de tantos penaltis favoráveis em jogos equilibrados tende a conseguir aproveitar tal situação para optimizar o seu desempenho desportivo.



Segue-se o quadro com os dados do Sporting na atual época, com a indicação dos árbitros em cada jornada.

Como se pode verificar os golos de penaltis permitiram ao Sporting acrescentar 6 pontos diretamente com essas grandes penalidades, sem as quais esses jogos terminariam empatados e a expulsão do Sequeira aos 32 minutos permitiu ao Sporting jogar em superioridade numérica, conseguindo aos 86 minutos aproveitar esse facto para fazer o único golo do Jogo e acrescentar mais 2 pontos ao que tinha à quando da expulsão.

Sem comentários: