quinta-feira, 25 de junho de 2015

SILLY SEASON - Saidas e entradas de jogadores

Estamos em plena Silly Season!

Terminada a época 2014/15 desportivamente e a escassos dias das SAD's fecharem o ano económico(30/06/2015), este é o momento certo para fazermos algumas considerações próprias desta altura.

Os adeptos todos os anos por esta altura, já assumiram completamente o rendimento desportivo dos atletas que os representaram em campo durante a época que termimou e detectaram as posições que urge melhorar no plantel. Agora começam a sonhar com os melhores reforços e com um novo ano desportivo recheado de sucesso e conquistas.

Neste momento independentemente da classificação final do ano anterior, todos os adeptos estão com a ilusão de que o seu clube tudo fará para construir um plantel melhor que o anterior!
Haverá dinheiro para a equipa que os sócios sonham? Sonhos legitimos! "Silly season"!

Quem não sonha ter no seu clube de coração, 25 jogadores que possam garantidamente vencer o Campeonato nacional, preferencialmente juntando também a taça de Portugal e a taça da liga.
Como os sonhos continuam a gratuitos, o adepto do Benfica, do F.C. Porto ou do Sporting, está convicto que com algum engenho e sorte o seu clube até poderá construir uma equipa capaz de vencer a Liga dos Campeões!
Ambição não falta aos grandes nacionais, como todos sabemos o que falta é, usufruir de um orçamento suficientemente grande para poder contratar as trutas por quem os adeptos anseiam.

No futebol normalmente os clubes mais ricos escolhem primeiro e os clubes menos abonados financeiramente ficam com o seu campo de recrutamento limitado, restando-lhes disputarem entre si os outros atletas que ainda não captaram a atenção de nenhum dos clubes endinheirados. É por isso, que os 2 clubes que tem tido os maiores orçamentos nos últimos anos, o Benfica e o F.C. Porto, tem repartido entre si os titulos em Portugal. É a força dos números também no desporto. 

Todos os anos, por esta altura, alguns dos melhores jogadores saiem da nossa liga, em direcção aos colossos europeus. Neste momento já estão confirmados as saidas do Nani, Danilo, Casemiro, Oliver Torres e especula-se que o mesmo vai acontecer com Jackson Martinez, Jefferson, Lima, Jonas, Gaitan e Maxi Pereira. Ufa tantos!!! 
Compreensivelmente todos os anos acontecem saidas, algumas até são saidas desejadas pelo clube, uma vez que, não se tratam de elementos do onze base da equipa e os clubes tem logicamente a esperança de conseguirem incorporar nesses lugares outros atletas que possam permitir um melhor rendimento desportivo. Nesta altura a principal tarefa dos clubes é identificar os seus principais jogadores, aqueles que acrescentam valor as suas equipas.


IDENTIFICAÇÃO DOS 7 MELHORES JOGADORES DO ONZE BASE DE CADA EQUIPA.

Todas as equipas tem 7 jogadores que são o seu nucleo base e o garante de bom rendimento desportivo durante uma próxima época. No quadro que se segue identificamos os 7 elementos que foram essencias ao rendimento desportivo de cada uma dos 3 grandes clubes portugueses.

No Benfica: Julio Cesar, Maxi Pereira, Luisão, Nicolas Gaitan, Salvio, Jonas e Lima foram os 7 melhores jogadores em 2014/15, sendo que os 3 jogadores mais importantes foram por esta ordem:
  1. Jonas - avançado de refinada capacidade tecnica, elevado conhecimento do jogo e principalmente de uma apurada capacidade finalizadora, terminando esta época com 31 golos em 35 jogos. Claramente este jogador é o elemento chave a manter na equipa do Benfica.
  2. Nicolas Gaitan - o jogador de maior qualidade tecnica no nosso campeonato, capaz de sozinho criar inúmeras oportunidades de golo para a sua equipa durante a época. Seguramente em mais de 15 jogos por época será eleito um dos melhores jogadores dessa partida. Logo é o 2º elemento cuja ausência mais se fará sentir em caso de saida do plantel de 2015/16.
  3. Salvio - jogador desequilibrador por natureza, muito forte no 1x1, com intervenção decisiva em pelo menos 2 dezenas de golos, se somarmos os golos que normalmente marca e nº de assistências que faz época após época. Encontrando-se lesionado e a recuperar de uma operação ao joelho, é certo que este atleta não poderá dar o seu contributo ao Benfica até Novembro. Portanto, é uma baixa confirmada para o Benfica nos primeiros meses da competição.
Dos seus 7 melhores jogadores, partindo do principio que o Benfica  apenas aceitará a oferta para um dos avançados (Lima preferencialmente, já que é o mais velho dos dois e menos influente) e no máximo transaciona também o Gaitan, perderá 2 dos 7 jogadores nucleares. 
Mesmo que não consiga a renovação no Maxi Pereira o elenco final a disposição do Rui Vitória continuaria a ser de alta qualidade, mas nesse caso obrigatoriamente seria necessário contratar um novo elemento para o lugar de defesa direito, uma vez que, apesar de ser completamente justo a subida para a equipa principal do Nelson Semedo, é demasiada responsabilidade em cima de um atleta que iria fazer a sua estreia na 1ª divisão.

Conseguindo a renovação do Maxi Pereira ou a sua substituição pelo Mayke ou Omar elabdellaoiu, tendo já contratado o Adel Taarabt e o Carcela-Gonzalez em substituição do Sulejmani, e se conseguir contratar o Fabio Coentrão ou Grimaldo para o lugar do defesa esquerdo Loris Benito, o Dragowski ou Ederson como guarda-redes para ocupar a vaga deixada pelo artur e também o Aleksandar Mitrovic ou Raúl Jimenez para o lugar de Ponta de lança, o Benfica teria as condições para atacar o tri-campeonato, algo que é tão ambicionado pelos seus adeptos.


No F.C. Porto: Danilo, Alexsandro, Casimiro, Oliver Torres, Brahimi, Tello e Jackson Martinez foram os 7 melhores jogadores em 2014/15, sendo que os 3 jogadores mais importantes foram por esta ordem:

  1. Jackson Martinez - um ponta de lança que nas três épocas que esteve em portugal ganhou sempre o trofeu de melhor marcador da liga nacional, o que é esclarecedor sobre a influência que tem no rendimento desportivo da equipa. A sua saida obrigará o clube a fazer um investimento considerável para encontrar outro atleta que possa garantir um rendimento próximo da mostrada pelo Jackson Martinez.
  2. Danilo - defesa lateral direito com qualidade tecnica e fisica para fazer todo o corredor direito, foi claramente o elemento de melhor rendimento no sector defensivo do F.C. Porto em 2014/15.
  3. Oliver Torres - claramente foi o jogador com melhor qualidade técnica no plantel de 2014/15, o mais apto para o jogo de posse que o Lopetegui deseja ver interpretado no seu F.C. Porto.
 Tudo indica que estes 3 jogadores, que foram os melhores de 2014/15 não farão parte do plantel de 2015/16, o que a juntar a saida confirmada do Casemiro, obriga o F.C. Porto a concentrar os esforços neste defeso para não perder mais nenhum elemento dos seus melhores jogadores do plantel de 2014/15. Como historicamente foi apanágio no consulado de Pinto da Costa e com bons resultados, a estabilidade no plantel é algo que deve ser defendido, logo os dirigentes do clube sabem perfeitamente que a não ser assim, será muito dificil recontruir em 2015/16 um novo onze suficientemente forte e coeso, em que mais de 5 desse onze base são novos no clube. Assim, Alex Sandro, Brahimi e Tello são elementos que devem continuar, pois dificilmente novas contratações no seu lugar conseguiriam garantir melhor rendimento desportivo ao F.C. Porto do que aquilo que é capaz de oferecer quer o Brahimi, quer o Tello na sua 2ª época no clube ou o Alex Sandro, já com a tarimba de várias épocas no F.C. Porto. Conseguindo o clube a renovação do contrato do Alex Sandro, seguramente que o Alex Sandro seria um dos jogadores com mais anos de casa, que mais vezes entraria diretamente no onze inicial. Se realmente são verdadeiras as especulações, que o F.C. Porto está em condições de suportar um custo anual de 4 M€ com um defesa direito (Maxi), então não é admissível que perca o concurso do seu melhor defesa esquerda na época 2015/16, pois com um contrato igual consegueria manter no seu plantel um atleta ainda jovem e que no futuro poderia ser transacionado com retorno financeiro deste investimento.
Mantendo Alex Sandro no plantel, conseguindo contratar o Maxi Pereira ou o Mayke para defesa direito, o Danilo Pereira ou Darder para médio defensivo, Lucas Lima para nº10 e um avançado como o Aleksandar Mitrovic ou Raúl Jimenez, o F.C. Porto estaria em condições de atacar o próximo campeonato.

No Sporting: Rui Patricio, Jefferson, William Carvalho, João Mario, Nani, Carrillo, Slimani foram os 7 melhores jogadores em 2014/15, sendo que os 3 jogadores mais importantes foram por esta ordem:
  1. Nani - o extremo/medio ofensivo mais desequibrador do plantel do Sporting. Com a sua saida o clube tem forçosamente de contratar outro grande jogador, para que não seja notada a sua ausência no plantel de 2015/16.
  2. William Carvalho - o pêndulo deste Sporting, aquele elemento que garante proteção a frente dos centrais, controla os ritmos de jogo da equipa.
  3. Slimani - o goleador da equipa, a referência na area, o atleta mais forte no jogo aéreo no Sporting 2014/15, jogador que tem as caracteristicas para aproveitar o elevado volume atacante que normalmente as equipas de Jorge Jesus produzem. Com as suas qualidades inatas e orientado por Jorge Jesus, este jogador tem tudo para lutar pelo titulo de melhor marcador em Portugal na época 2015/16, por isso é um elemento que o clube deve segurar no plantel.
Perdido que está o contributo do Nani, alienado que está o passe do Cedric, especulando-se que o Jefferson também não ficará no Sporting na próxima temporada, já são 3 novos titulares que é preciso encontrar. Com a indefinição em relação a possível contratação do Danilo Pereira, o Sporting não se pode dar ao luxo de deixar sair o William Carvalho, isto se quiser desportivamente diminuir as distâncias para o Benfica e o F.C. Porto. A contratação do Jorge Jesus, prossupõe que na direcção do Sporting existe a convição que está época é possível atacar o titulo nacional em igualdade de circunstâncias com os outros 2 rivais.
No melhor cenário, se no plantel atual for possível manter o Jefferson, conseguindo a contratar Danilo Pereira ou Danilo Silva para reforçar o meio campo, a contratar o Rodrigo Bruno ou Uvini para o centro da defesa, conseguindo integrar no plantel o Bruma ou Labyad como médio ofensivo esq./direito no lugar que foi de Nani e contratando um avançado como o Bryan Ruiz ou Joel Campbel, então o Sporting dirigido por um treinador com a experiência e capacidade do Jorge Jesus, estaria finalmente em condições de competir pelo titulo de campeão como já não acontecia à algum tempo.

Qual destes 3 clubes conseguirá reforçar melhor o seu plantel nos lugares carenciados?

Qual destes 3 clubes perderá menos atletas valiosos do seu plantel de 2014/15?

O clube que perder menos desses atletas partirá em vantagem para a construção de um novo elenco para época 2015/16, pois como sabem dificilmente um clube português consegue contratar 5 grandes atletas com capacidade de entrarem de cara no seu onze base e se transformarem em mais valia para o rendimento desportivo do clube, isto porque perder pelo menos 2 dos melhores jogadores tem sido a sina das equipas portuguesas, pois somos um pais exportador de jogadores de elite.


Concorda com os 7 selecionados como os melhores jogadores de cada uma das equipas?
Além desses 7, no canto superior direito podes votar no jogador que consideras como o 8º mais importante em 2014/15 e cuja manutenção no plantel 2015/16 será uma mais valia para a equipa?
Jardel, Samaris ou Pizzi no Benfica.
Maicon, Hector Herrera ou Quaresma no Porto.
Paulo Oliveira, Adrien ou Montero no Sporting.

Sem comentários: